Já faz tempo que as séries adolescentes mostraram o seu valor e conquistaram um público variado. Para quem gosta desse estilo de produção, rankeamos as 10 melhores séries teen da Netflix, segundo o Metacritic, em janeiro de 2023. Confira e corra dar o play!
Índice
1. Derry Girls – Nota: 862. Heartstopper – Nota: 853. Eu Nunca… – Nota: 814. Cheer – Nota: 815. Sex Education – Nota: 946. Dash & Lily – Nota: 80 7. Anne With an E – Nota: 798. The End of the F***ing World – Nota: 779. American Vandal – Nota: 7610. Stranger Things – Nota: 74
1. Derry Girls – Nota: 86
Ambientada na Irlanda do Norte da década de 90, Derry Girls acompanha um grupo de estudantes de uma escola católica. Na comédia, além dos problemas típicos da adolescência, eles precisam lidar com os conflitos políticos entre o país e a Inglaterra.
Criação: Lisa McGee
Ano: 2018
Episódios: 12 (2 temporadas)
Elenco: Saoirse-Monica Jackson e Dylan Llewellyn
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
2. Heartstopper – Nota: 85
Adaptação de uma série de quadrinhos de muito sucesso, Heartstopper já teve sua segunda temporada confirmada. A série segue os passos de Charlie, um estudante que recentemente se assumiu gay, e Nick, um popular jogador de rugby do colégio. Dois jovens que se tornam parceiros de estudo e começam a se envolver romanticamente.
Criação: Alice Oseman
Ano: 2022
Episódios: 8
Elenco: Kit Connor e Joe Locke
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
3. Eu Nunca… – Nota: 81
Inspirada na adolescência de uma de suas criadoras, Eu Nunca… foi renovada para sua segunda temporada. A série mostra uma jovem nerd que mora nos EUA, mas é descendente de indianos, e que tem dificuldade em lidar com suas questões culturais e ascender socialmente no colégio.
Criação: Mindy Kaling e Lang Fisher
Ano: 2020
Episódios: 10 (1 temporada)
Elenco: Maitreyi Ramakrishnan
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
4. Cheer – Nota: 81
Produção documental, Cheer teve uma série de escândalos envolvendo seus astros. Na série, acompanhamos os preparativos de uma escola do Texas que vai participar de uma competição de cheerleaders, e os bastidores cheios de pressão desse universo.
Criação: Greg Whiteley
Ano: 2020
Episódios: 6 (1 temporada)
Elenco: Jerry Harris e Monica Aldama
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
5. Sex Education – Nota: 94
Série britânica, Sex Education foi um sucesso na plataforma. A produção tem como protagonista um jovem inseguro, filho de uma sexóloga, que se transforma no centro das atenções quando abre uma clínica de terapia sexual clandestina na escola.
Criação: Laurie Nunn
Ano: 2019
Episódios: 16 (2 temporadas)
Elenco: Asa Butterfield e Emma Mackey
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
6. Dash & Lily – Nota: 80
Série teen natalina de 2020, Dash & Lily tem como protagonistas dois jovens desconhecidos, com personalidades completamente opostas. Quando começam a trocar mensagens, que deixam em pontos estratégicos da cidade de New York, eles passam a aprender e se apaixonar um pelo outro.
Criação: Joe Tracz
Ano: 2020
Episódios: 8
Elenco: Austin Abrams e Midori Francisco
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
7. Anne With an E – Nota: 79
Baseado no romance Anne of Green Gables, Anne With an E é uma série canadense protagonizada por Amybeth McNulty. O título conta a história de uma garota órfã, que no final dos anos 1890 consegue superar diversas adversidades que surgem em sua vida.
Criação: Moira Walley-Beckett
Ano: 2017
Episódios: 27 (3 temporadas)
Elenco: Amybeth McNulty, Geraldine James e Dalila Bela
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
8. The End of the F***ing World – Nota: 77
Baseada nos quadrinhos, The End of the F***ing World é uma comédia ácida. A produção acompanha um garoto que acredita ser um psicopata, e que decide viajar de carro com uma garota para matá-la. O que ele não imaginava, porém, é que iria se apaixonar por ela no meio do caminho.
Criação: Charles S. Forsman
Ano: 2017
Episódios: 16 (2 temporadas)
Elenco: Alex Lawther e Jessica Barden
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
9. American Vandal – Nota: 76
Sátira de séries criminais, American Vandal é um mocumentário. Em cada uma de suas temporadas, dois estudantes investigam casos polêmicos ocorridos em escolas, como a pichação de imagens fálicas nos carros de professores e uma sabotagem na lanchonete da escola.
Criação: Dan Perrault e Tony Yacenda
Ano: 2017
Episódios: 16 (2 temporadas)
Elenco: Tyler Alvarez e Griffin Gluck
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
10. Stranger Things – Nota: 74
Vencedora de melhor elenco em série dramática no SAG Awards, Stranger Things se passa na fictícia cidade de Hawkins. Na série, o desaparecimento de uma criança faz com que sua família, seus amigos e o delegado da cidade se envolvam em uma aventura com uma menina superpoderosa.
Criação: Matt e Ross Duffer
Ano: 2016
Episódios: 33 (4 temporadas)
Elenco: Millie Bobby Brown e Winona Ryder
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
Boa maratona!
As notas deste texto foram coletadas em 24/01/2023.