Google mostra como Android 14 vai melhorar ação de voltar à tela anterior


Por mais que o Android 13 mal tenha chegado aos smartphones, já é hora de olhar para o futuro — mesmo que isso signifique voltar uma página. Explicando o que o Google mostrou (e também a piada ruim), o próximo Android terá uma mudança na função de voltar a página. No próximo ano, o sistema operacional permitirá uma “animação” da página anterior ao arrastar para voltar.

Android Dev Summit 2022 mostrou prévia do Android 14 (Imagem: Reprodução)

A ferramenta é uma “evolução” da funcionalidade do Android 13. O mais recente SO do Google permite que o usuário veja uma prévia da tela inicial do smartphone para não fechar o app por acidente. Entretanto, a troca “seca” das páginas parece continuar atrapalhando.

Android 14 mostrará prévia da página anterior dentro do app

A solução encontrada pelo Google para resolver esse problema tem uma etapa simples e direto: todo app poderá mostrar uma prévia da página anterior dentro do aplicativo — similar ao que ocorre no iOS.

Veja como foi a demonstração da funcionalidade no Android Dev Summit 2022:

A semelhança com o iOS fica nessa parte da prévia. O formato adotado para a exibição é diferente. Enquanto no iPhone a página anterior é “puxada”, mostrando primeiro o que está à direita da tela, no Android 14 a página atual encolherá dentro do aplicativo — como se ela “entrasse” no botão do qual ela saiu. Mas claro, como a animação será personalizada, cada app pode recriar seu próprio modelo. O exemplo usado no evento foi feito em um “Google Calendar”.

Na apresentação, Rebecca Gutterridge, engenheira de software do Android, explica que o ato de sair do app sem querer foi batizado pela equipe de “falsing” — “falseando” na tradução direta. Para trazer uma evolução tão rápido ao falsing, parece que o Google prestou muita atenção na funcionalidade durante o beta do Android 13. Inclusive, deveria ter lançado essa funcionalidade junto do atual sistema operacional.

Com informações: 9to5 Google, Gizmochina e Android Police

Google mostra como Android 14 vai melhorar ação de voltar à tela anterior


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *