Twitter quer resolver confusão criada por Musk com dois selos de “verificado”


A confusão do selo de verificação do Twitter ganhou um novo episódio. Depois de toda a novela iniciada por Elon Musk, a rede social agora vai contar com um novo indicador para avisar aos usuários que o perfil é oficial. Enquanto isso, a medalha azul será usada para assinantes do Blue.

Twitter (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A novidade pretende dar um fim à trapalhada iniciada por Musk. Caso não esteja a par, o novo dono da rede social informou que o selo de verificação azul estará disponível para quem pagar US$ 8 ao mês pelo Twitter Blue. Mas isto não deu uma boa repercussão – afinal, o indicador é usado para confirmar uma identidade.

Algumas pessoas até chegaram a zoar o bilionário para provar que esta não seria uma boa ideia. Para isto, os usuários com contas confirmadas alteraram o nome do perfil para “Elon Musk” e passaram a publicar vários tweets se passando pelo empresário. A brincadeira resultou em suspensões imediatas antes mesmo da estreia do conselho de moderação.

O Twitter, dessa vez, parece que tem uma solução para a polêmica. Nesta terça-feira (8), a diretora de gestão de produtos, Esther Crawford, anunciou a introdução de um segundo selo de verificação. Sim, para resolver a confusão criada pelo Elon Musk, a rede social pretende disponibilizar dois selos de verificação.

“Muitas pessoas perguntaram sobre como você poderá distinguir entre assinantes do Twitter Blue com marcas de seleção azuis e contas verificadas como oficiais”, tweetou. “É por isso que estamos introduzindo o rótulo ‘Oficial’ para contas selecionadas quando lançarmos.”

Selo “Oficial” não será para todos

A diretora deu mais explicações nos tweets seguintes. Segundo Crawford, nem todas as contas verificadas anteriormente receberão o rótulo “Oficial”. Ou seja, se você já possui o selo azul para confirmar a sua identidade na rede social, isto não é garantia de que o seu perfil vai receber o novo indicador.

“As contas que o receberão incluem contas governamentais, empresas comerciais, parceiros de negócios, grandes meios de comunicação, editores e algumas figuras públicas”, explicou. 

Felizmente, ninguém poderá comprar o selo “Oficial”.

Selo “Oficial” do Twitter (Imagem: Divulgação)

Usuários criticam e fazem piada da decisão do Twitter

A medida pode parecer interessante, mas parece que vai causar mais confusão do que ajudar. Afinal, o novo selo vai aparecer abaixo do nome da pessoa, e ainda de um jeito bem tímido. Enquanto isso, o indicador azul continuará lá, colorido, ao lado do nome, de um jeito que qualquer pessoa vai identificar ao bater nele com os olhos. 

E não é por menos que a ideia virou alvo de críticas e piadas. Comecemos pelo famoso consultor de redes sociais, Matt Navarra:

TwitterVerifiedFinal.psd

h/t @davidnavarro pic.twitter.com/WRfYxJm8Sp

— Matt Navarra (@MattNavarra) November 9, 2022

Outros usuários entraram no coro. É o caso de um perfil identificado como “Monkey Chunk”, que fez a seguinte observação sobre o selo: “conta verificada, mas também estamos removendo a verificação da maioria dos jornalistas e de qualquer pessoa que tire sarro de Elon Musk”.

O analista Oliver Alexander também criticou a decisão. “Em vez de manter o antigo sistema de verificação e, em seguida, implementar um novo sistema para contas do Twitter Blue, o Twitter decidiu destruir completamente o sistema antigo e, depois, implementar um novo sistema para substituí-lo”, afirmou. Para ele, foram dois esforços para ter “um resultado pior”.

E você, o que achou do selo “Oficial”? Compartilhe as suas impressões na Comunidade do Tecnoblog!

Com informações: Mashable e The Verge

Twitter quer resolver confusão criada por Musk com dois selos de “verificado”


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *