Publicações do Instagram agora podem ser agendadas diretamente pelo app


É real: a opção de agendar posts diretamente pelo aplicativo do Instagram começou a ser liberada para algumas contas comerciais da plataforma. Apesar da ferramenta já existir em serviços de terceiros ou mesmo no Estúdio de Criação da Meta, ela ainda não era uma opção nativa do app – mudança essa que, agora, promete facilitar muito o trabalho de empresas e criadores de conteúdo.

Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Ainda que o Instagram não tenha se posicionado oficialmente sobre o assunto, o Engadget confirmou que, há algumas semanas, usuários selecionados de todo o mundo já estavam utilizando o recurso em suas contas.

Recentemente, no entanto, a novidade foi ampliada para ainda mais perfis, o que mostra que, mesmo limitada, a ferramenta tem chegado gradualmente para todas as contas comerciais e de criadores de conteúdo.

O recurso, que oficialmente existia até então apenas no Estúdio de Criação da Meta (plataforma gratuita da empresa que pode ser acessada por qualquer pessoa que gerencie uma página no Facebook) permitirá programar fotos, carrosséis ou Reels para até 20 minutos depois ou 75 dias no futuro.

Os agendamentos serão feitos no próprio app, nas “Configurações Avançadas” da postagem e, por enquanto, não há indícios de que cheguem também para usuários com contas pessoais.

Here it is social media managers!

Instagram In-App Scheduling is now rolling out to creator and business accounts

You can schedule Reels, Photo, and Carousel posts up to 75 days in advance in-app. pic.twitter.com/t1dFq34dbU

— Matt Navarra (@MattNavarra) November 7, 2022

Ferramenta foi descoberta antes

Os primeiros indícios de que o Instagram estava trabalhando em uma ferramenta nativa de agendamentos surgiram em julho, descobertos pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi.

O usuário teve acesso à prévia do recurso e, conforme novas atualizações surgiam, divulgava prints em seu Twitter de quão avançada a ferramenta se encontrava.

Em agosto, no entanto, o próprio Instagram avisou ao TechCrunch que as imagens correspondiam a um protótipo que eles ainda não estavam testando publicamente. O que, aparentemente, logo se desenvolveu para um projeto mais sólido, a ponto de em outubro alguns usuários relatarem a presença da ferramenta em suas contas.

Como agendar um post no app do Instagram

Jovem mexendo no celular (Imagem: Andrea Piacquadio / Pexels)

Para verificar se a ferramenta está disponível em sua conta e já aproveitar para agendar um conteúdo na plataforma, faça o seguinte.

Abra o app do Instagram e crie sua publicação como de costume;Na última tela, antes de publicar a postagem, clique em “Configurações Avançadas”;Encontre a opção de “Agendamento de publicação” (caso ela não esteja visível, é porque a opção ainda não está liberada em seu perfil);Em seguida, escolha a data e horário do agendamento e confirme a operação;Volte para a publicação e clique em “Agendamento” para visualizar se deu tudo certo.

Caso tenha se arrependido da data agendada, fique à vontade para editar ou até mesmo cancelar o conteúdo programado.

Com informações: Engadget e TechCrunch

Publicações do Instagram agora podem ser agendadas diretamente pelo app


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *