Nintendo Switch vende 114 milhões de unidades e deve superar o PS4


A Nintendo liberou na madrugada de terça-feira (8) o relatório financeiro para o período de abril a setembro de 2022. Visto que o Switch é o console mais popular atualmente, não é de surpreender que o sistema tenha alcançado os números apresentados: 114 milhões de unidades vendidas. Um aumento substancial, já que na mesma época de 2021, o videogame tinha vendido cerca de 92,87 milhões entre suas variações.

Nintendo Switch Lite (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Foi apresentada uma receita de 349,5 milhões de ienes e um lucro operacional de 118,7 milhões. Isto é, um aumento de quase 16% e 19% respectivamente.

Com dados expressivos tanto no Japão quanto no resto do mundo, o Switch se manteve no topo de hardware, à frente do PlayStation 5 e da linha Xbox Series. O principal destaque vai para o modelo OLED do híbrido, pois ele comporta mais de 60% dos números no país asiático e pouco menos de 50% nas Américas.

Mesmo assim, a marca diminuiu a previsão de vendas do sistema para o resto desse ano. No relatório financeiro, a empresa de Quioto definiu que espera enviar 19 milhões de consoles, uma redução de 2 milhões para o que estava previsto no diagnóstico passado.

A companhia acredita que há uma melhora no abastecimento de semicondutores, além de uma recuperação na manufatura de hardware. No entanto, por causa do ritmo de procura e da produção do videogame, a Big N decidiu diminuir levemente as expectativas para os próximos meses.

Por outro lado, a estimativa financeira se mantém saudável para o fim do ano fiscal em março de 2023. A receita esperada é de 1,65 trilhões de ienes, um acréscimo de 2,7%. O lucro operacional foi mantido em 500 bilhões de ienes, um aumento de 15,6% no mesmo período em 2022.

Tela do Nintendo Switch OLED é um pouco maior que o modelo padrão (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Panorama de jogos muda pouco, mas há novidades

A Nintendo continua provando que jogos ajudam a vender uma plataforma. Os números de vendas de software na era Switch são altíssimos, mas os 10 principais títulos continuam os mesmo há bastante tempo.

Mario Kart 8 Deluxe, por exemplo, se mantém no topo de game de maior sucesso do sistema com 48,41 milhões de unidades vendidas. Ele é seguido por Animal Crossing: New Horizons com 40,17 milhões e Super Smash Bros. Ultimate com 29,53 milhões.

Contudo, obras mais recentes também obtiveram um sucesso interessante para a marca.

Splatoon 3, lançado em setembro de 2022, já chegou a 7,90 milhões de unidades vendidas. Nintendo Switch Sports vendeu cerca de 6,15 milhões, enquanto que o JRPG Xenoblade Chronicles 3 (tem review no Tecnoblog) garantiu 1,72 milhões de cópias.

Além disso, vale destacar que Kirby and the Forgotten Land se tornou o título do personagem mais vendido de todos os tempos, com 5,27 milhões de unidades.

Kirby and the Forgotten Land (Imagem: Divulgação / Nintendo)

Switch vai se tornar o terceiro console mais vendido da história

Com os números recentes, o console híbrido da Big N permanece no quinto lugar entre os videogames mais vendidos de todos os tempos:

PlayStation 2 – 155 milhões;Nintendo DS – 154 milhões;Game Boy (e Color) – 118 milhões;PlayStation 4 – 117 milhões;Nintendo Switch – 114 milhões.

Desse modo, é altamente provável que o Switch supere ambos PS4 e Game Boy até o fim do ano fiscal, que ocorre em março de 2023.

Há fatores que precisamos levar em consideração. Lançamentos de grandes títulos exclusivos como Pokémon Scarlet & Violet em novembro e do aguardado The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom em maio de 2023 devem movimentar a procura de mais consoles, em especial do modelo OLED.

Ademais, não podemos esquecer que o Nintendo Switch ainda não recebeu nenhum corte de preço desde o seu lançamento em março de 2017. Caso a companhia de Quioto o faça entre 2023 e 2024, suas vendas ganharão aquela última força antes da inevitável chegada de seu sucessor.

Com informações: Engadget.

Nintendo Switch vende 114 milhões de unidades e deve superar o PS4


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *