Primeiro serviço de passagem de trem com QR Code chega ao WhatsApp


Oferecendo cada vez mais opções para seus usuários, o WhatsApp anunciou que está liberando a aquisição de passagens de trem e recarga de passes de viagem através do aplicativo. A primeira cidade a receber a novidade é Bengaluru na Índia. Segundo o Meta, o “serviço de compra de bilhetes desse tipo por QR Code no app é inédito e fará uso de chatbot”.

QR Code funcionando como ticket (Imagem: Unsplash / Claudio Schwarz)

A nova opção é fruto da parceria entre a corporação das linhas de metrô de Bangalore (BMRCL) e o WhatsApp. Eles anunciaram que a partir da segunda-feira (31), os usuários já podem comprar as passagens ao conversar com o chatbot no mensageiro.

De acordo com Abhijit Bose, líder da plataforma de mensagens na Índia:

Este é mais um grande exemplo de como as organizações de todos os setores, desde o maior serviço de transporte até o menor negócio de varejo, podem transformar a experiência de seus clientes usando o aplicativo.

O diretor executivo do BMRCL, A.S. Shankar, disse que “é um momento de muito orgulho ser a primeira linha de trânsito mundialmente a lançar o serviço de passagens por QR Code no WhatsApp”.

Como a compra de passagens de trem pelo WhatsApp funciona

O recurso está disponível tanto em inglês quanto na língua canaresa, a principal usada na regional indiana. Assim, o usuário precisa apenas mandar um “Hi” para o número oficial do chatbot.

Em seguida, uma mensagem automática surge, oferecendo opções como bilhetes pelo código, informação e recargas de passes, verificação de horários e preços, etc.

Exemplo do chatbot em Bangalore, Índia (Imagem: Reprodução / Techcrunch)

Durante a interação com o robô, a pessoa deve selecionar o que lhe interessa e realizar qualquer pagamento por UPI (interface de pagamentos unificada). Por fim, o QR Code é gerado, podendo ser apresentado e escaneado.

Índia é a primeira, mas recurso pode chegar a outros países

O WhatsApp considera o país da Ásia Meridional como o seu maior mercado global, com mais de 400 milhões de usuários. Por esse motivo, não é de surpreender que a marca do Meta começou o novo recurso por lá.

Entretanto, a parceria entre o mensageiro e uma corporação de linhas de trem e metrô pode trazer a novidade para mais regiões futuramente. O app é extremamente popular no Brasil, por exemplo, algo que ajudou a introduzir diversos serviços que antes pediam por um aplicativo separado.

Há restaurantes que oferecem cardápios de delivery completos, assim como empresas que têm catálogos de seus produtos pela plataforma. Vale lembrar que é possível até mesmo enviar e solicitar pagamentos pelo WhatsApp.

Com informações: TechCrunch.

Primeiro serviço de passagem de trem com QR Code chega ao WhatsApp


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *