Microsoft pensou em cancelar o Xbox Adaptative Controller


Em 2018, a Microsoft lançou o Xbox Adaptive Controller, um joystick altamente configurável para levar acessibilidade ao público gamer com deficiência. Contudo, o produto eleito pela Time como uma das maiores invenções daquele ano, por pouco não saiu do papel. 

Xbox Adaptive Controller (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Em entrevista para o The Verge, Robin Seiler, dos um vice-presidentes da Microsoft, revelou que o projeto seria cortado do orçamento — e foi “batida de pé” das equipes do Xbox e Surface que salvaram o desenvolvimento do controle, uma das principais peças de acessibilidade no universo gamer.

Xbox Adaptive Controller: de hackathon até as lojas

Segundo Seiler, as equipes “rebeldes” argumentaram que o projeto não poderia ser cortado do orçamento pois era realmente importante para o mundo”. Para elas, o Xbox Adaptive Controller não era sobre receitas ou posicionamento de marcas, mas para que as “pessoas fossem capazes de jogar se elas quisessem”. 

E o discurso não é só bonito no papel: existem joysticks adaptados, mas uma fabricante de console desenvolvendo o produto em conjunto com a comunidade PCD deveria forçar a concorrência a fazer o mesmo.

A ideia do Xbox Adaptive Controller surgiu em 2015 durante um hackathon entre funcionários da Microsoft. A inspiração veio após um funcionário da empresa ver o controle adaptado feito pela Warfighter Engaged, organização sem fins lucrativos que fornece dispositivos gamers para veteranos.

Após o aceite do projeto, funcionários de diferentes divisões e cidades, até mesmo da equipe de fabricação na China, se uniram para o desenvolvimento do Xbox Adaptive Controller.

O Xbox Adaptive Controller permite a instalação de diversos acessórios para permitir que o jogador configure o dispositivo da maneira que o atenda melhor. Somado a isso, ele pode ser encaixado em diversos suportes. No primeiro vídeo, um dos jogadores, Jonah, utiliza um botão amarrado ao corpo e outro em um suporte na lateral da cabeça.

O Xbox Adaptive Controller também pode ser usado no PC e pareado com outro controle. O dispositivo pode ser encontrado por R$ 799,99 em algumas lojas, 200 Reais mais barato que o seu preço de lançamento. 

Com informações: The Verge

Microsoft pensou em cancelar o Xbox Adaptative Controller


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *