Como jogar GTA RP no PC


O sucesso do GTA V inspirou a criação de servidores de GTA RP, mod online em que os jogadores criam personagens e “vivem” as suas respectivas histórias em uma comunidade virtual organizada, escolhendo profissões, interagindo com as pessoas e até mesmo tendo filhos. Lembra do Second Life? A proposta é a mesma: você tem uma vida virtual, mas interpretar seus personagens é a regra suprema! Afinal, “RP” vem de “roleplay”, que quer dizer “interpretar”, “encenar”. Veja a seguir como jogar GTA RP.

Reunião de mecânicos em GTA RP (Imagem: Reprodução/GTA V)

Como jogar GTA RP

Atenção: por serem feitos com mod, sem nenhum suporte oficial da Rockstar ou de consoles, os servidores de GTA RP só rodam em PCs

Baixe o FiveM no site oficial do programa

Os servidores de RP mais populares utilizam o mod FiveM, um programa que permite a criação de servidores de modo mais simplificado — mas que ainda exige conhecimento técnico de programação;

Instalar o FiveM

Clique no aplicativo baixado e ele iniciará a instalação;

Verificação do GTA V

O FiveM pedirá para você selecionar o arquivo executável de GTA V. Acesse a pasta e selecione o GTA V. Esta etapa é obrigatória para que o FiveM confirme que você possui o jogo e rodará os servidores;

Atualização dos arquivos e Launcher da Rockstar

Escolhido o arquivo executável, o FiveM pedirá autorização para atualizar os seus arquivos. Aceite a atualização, ela baixará os arquivos do mod que permitem o uso do GTA V como base dos servidores RP.

Launcher da Rockstar Games

Durante a verificação, o launcher da Rockstar Games pode apresentar uma mensagem de erro alegando que você não possui direitos de administrador. Caso isso aconteça, você terá que abrir o launcher e aguardar até que o FiveM complete a verificação — isto pode demorar um tempo;

Login no FiveM

Após a verificação ser completada, o FiveM abrirá e pedirá para você criar a sua conta. Se você criou a conta no site, antes da instalação, pode realizar o login verificando pelo seu navegador;

Buscar um servidor

Login feito, é hora de buscar um servidor. No canto superior esquerdo da tela está o “Play”. Ao clicar no botão, você será levado à tela de busca de servidores. O FiveM mostrará uma lista de servidores ativos. Contudo, alguns dos mais populares podem exigir inscrições.

Servidores de GTA RP

Se você se interessou pela ideia de jogar algum GTA RP, há diversos servidores brasileiros para você iniciar a sua história. Os servidores são gratuitos, mas jogadores podem realizar transações in-game. Veja alguns dos GTA RP mais populares (listado por ordem alfabética) 

Cidade Alta

De propriedade da organização de esports Loud, o servidor já teve ações promocionais do iFood, Brahma e participação da Anitta. A inscrição é feita através de preenchimento do formulário e entrevista. O servidor divulga a abertura das inscrições em suas redes sociais e Discord.

Cidade dos Anjos

Criado pela influencer FunBABE, Cidade dos Anjos está com as suas inscrições abertas.

Cidade R10

Lançado em junho pelo jogador Ronaldinho Gaúcho, as inscrições estão abertas. A Volkswagen é parceira do servidor e carros da marca, incluindo da fabricante Audi, fazem parte do universo da Cidade R10.

Complexo

Assim como o GTA RP Cidade Alta, o Complexo integra uma organização de esport — no caso, a Fluxo. O MC Poze do Rodo já fez um show no servidor. A inscrição é feita através do preenchimento de formulário. O servidor divulga a abertura das inscrições em suas redes sociais e Discord.

NoPixel

O NoPixel surgiu nos Estados Unidos, mas possui um servidor dedicado para a América do Sul — além de RPs para a Espanha e a Índia. Sua inscrição também é feita por um formulário.

Bar da Brahma no Cidade Alta – marca realizou ação promocional no RP (Imagem: Reprodução/GTA V)

Quais as principais regras de servidores RP

Por mais que cada servidor tenha uma moderação diferente, ou esteja hospedado em outro país, todos eles têm diversas regras em comum. Violar as regras de um servidor pode levar ao banimento do jogador.

Nunca saia do roleplay: dentro do jogo você precisa simular a todo instante que está vivendo a história do seu personagem. Respeitar o roleplay é a regra máxima nos servers. Sob nenhuma circunstância você deve sair do personagem. Aconteceu algum problema técnico? Avise com os moderadores nos canais de comunicação, que geralmente é o discord do servidor

Nada de “metagaming”: o termo usado para usar informações de fora dentro do RP. Seu amigo já participa de algum server? Ao entrar no mesmo RP, vocês precisam se conhecer como se fosse a primeira vez. Assistir a uma stream para saber onde um jogador está também é metagaming.

Amor à vida: não fazer no jogo qualquer coisa que você não faria na vida real. Não reagir a assaltos, não atropelar alguém, não tomar cuidado com a vida alheia. Mesmo que você “volte à vida” após “morrer” no RP, isso não é uma autorização para jogar colocar o seu personagem em situações de risco — não se jogue de um avião, por exemplo. O mesmo também vale para sair matando jogadores fora das condições aceitas, como em guerra de facções ou disputas entre polícia e criminosos.

Respeito ao próximo: servers de RP são comunidades, podemos até chamar de uma sociedade virtual. E assim como na sociedade do mundo real, respeito ao próximo é fundamental. Servidores não aceitam discriminação de nenhum tipo. O Complexo até cita o Art.3, inciso IV nas suas regras.

Nos servidores mais populares, que contam com ações de patrocinadores, há também regras que proíbem comportamentos prejudiciais às empresas parceiras — como realizar assaltos com veículos de um patrocinador.

Dá para inferir uma coisa dos padrões das regras: um servidor de GTA RP é o mais próximo que temos de metaverso — e você não precisa de um óculos de realidade virtual para jogar. Basta um computador com configurações para rodar GTA V.

Como jogar GTA RP no PC


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *