Starlink Aviation está chegando com internet de até 350 Mb/s em viagens de avião


O serviço da Starlink para levar internet de alta velocidade a aviões agora é oficial. Ele se chama Starlink Aviation e promete conexões via satélite de até 350 Mb/s, com latência de até 20 ms. O lançamento oficial acontece no ano que vem, quando começará a funcionar em aeronaves selecionadas equipadas com o Aero Terminal.

Starlink (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Internet nos aviões não chega a ser uma novidade. Muitas companhias oferecem este serviço, que, na maioria das vezes, é cobrado à parte. A diferença do serviço da Starlink está em velocidade e cobertura.

Aeronaves que usam sistemas de comunicação com o solo oferecem cerca de 10 Mb/s, e a cobertura só funciona quando elas estão sobrevoando o chão, não os oceanos. Alguns aviões usam sistemas baseados em satélite, com conexões entre 30 Mb/s e 100 Mb/s, que funcionam também em sobre as águas.

O Starlink Aviation seria um grande salto na qualidade da internet a bordo, caso as promessas se provem reais na prática. A empresa diz que a conexão aguenta chamadas de vídeo, jogos online e outras atividades com alto uso de dados. Além disso, funciona durante taxiamento, decolagem, voo sobre terra e mar, e pouso.

“Como os satélites se movem na órbita terrestre baixa, eles sempre estão acima ou próximos, fornecendo um forte sinal em altas latitudes e regiões polares — ao contrário do que acontece com os satélites geoestacionários”, escreve a empresa.

Hawaiian e JSX serão as primeiras com Starlink Aviation

A empresa aérea JSX fez um voo de testes entre Burbank e San José, na Califórnia, para mostrar a internet. A conexão chegou a 100 Mb/s, segundo o site Aviacionline.

A JSX, que faz voos fretados no sudoeste dos EUA, quer começar a usar o Starlink Aviation já em outubro de 2022.

Antena Starlink para aviões (imagem: Twitter/Jason Rabinowitz)

Nos voos comerciais, quem já anunciou que pretende oferecer internet é a Hawaiian Airlines. O comunicado foi feito em abril, quando a Starlink não tinha ainda uma antena para aviões certificada.

A Hawaiian ainda não tem conectividade em seus voos justamente por causa da cobertura sobre o mar. Avi Mannis, diretor da companhia aérea, disse que não havia encontrado uma solução confiável para as rotas sobre o Oceano Pacífico.

A expectativa é que os voos da Hawaiian com internet da Starlink comecem em 2023. O serviço será oferecido aos passageiros sem custo adicional.

Com informações: The Verge.

Starlink Aviation está chegando com internet de até 350 Mb/s em viagens de avião


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *