Foxconn, fabricante de iPhones, está ansiosa para produzir carros da Tesla


Se você é fã de tecnologia, deve conhecer a Foxconn, sediada em Taiwan, como a fabricante de produtos da Apple. Porém, há algum tempo a empresa taiwanesa vem apresentando seus protótipos de veículos elétricos. E a Foxconn tem grandes planos: fabricar os carros da Tesla.

Foxconn Model V (Imagem: Divulgação/Foxconn)

Nesta terça-feira (18), a fabricante de eletrônicos realizou o HHTD, evento anual onde apresenta novos produtos e seus futuros projetos. O CEO da empresa, Liu Young, está confiante nos planos da Foxconn em fabricar EVs para as grandes montadoras.

Olha, Elon! Sem as mãos!

A Foxconn, que é a maior fabricante de eletrônicos do mundo, vem ampliando a sua presença na fabricação de carros elétricos há algum tempo.

Entre as medidas tomadas para ingressar neste mercado estão uma joint-venture com a Yulon (montadora taiwanesa), fabricando os EVs da marca; aumento da produção da picape elétrica da americana Lordstown Motors e desenvolvimento de tecnologias em conjunto com a Stellantis, montadora formada pela fusão entre a Fiat Chrysler e Peugeot.

Esses esforços, somados aos seus protótipos elétricos, servem não apenas como uma maneira de lucrar e pagar as contas, mas também como uma propaganda das suas capacidades — e Liu Young espera que o dono da Tesla esteja observando.

Foxconn Model V (Imagem: Divulgação/Foxconn)

Para a Financial Times, Young comentou que considera muito provável que a Foxconn atinja a sua meta de conquistar 5% do mercado de carros elétricos até 2025, o que equivale a US$ 31 bilhões em receitas. 

“Nosso portfólio de cinco EVs nos últimos 24 meses serve para mostrar aos nossos atuais e futuros clientes que somos capazes de desenvolver e construir EVs que são bonitos e seguros”, disse Young, reiterando que a empresa não quer competir com as montadoras. “A Foxconn não está no mercado para vender sua própria marca de EVs. Eu espero um dia produzir carros da Tesla para a própria Tesla”, afirmou um bem esperto Young.

Apesar da queda nas vendas no segundo trimestre de 2022, a montadora de Elon Musk continua como a maior fabricante de carros elétricos no mundo. A Tesla vendeu 564.743 EVs só na primeira metade do ano —  a chinesa BYD vendeu mais carros no mesmo período, um total de 638.157, mas 314.638 veículos eram híbridos plug-in.

Young já arrastou o Musk para a direita. Agora está só esperando o match.

Com informações: Financial Times e The Verge

Foxconn, fabricante de iPhones, está ansiosa para produzir carros da Tesla


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *