iPadOS 16 Beta libera Stage Manager para iPads antigos, mas com limitações


Apple ouviu as nossas preces: o Stage Manager poderá ser usado em iPads sem Apple M1. É o que aponta um novo beta do iPadOS 16, que disponibilizou a função para deixar o tablet mais próximo do Mac ao aprimorar a multitarefa. O problema é que a expansão da função traz algumas limitações aos usuários.

Quais modelos de iPad vão atualizar para o iPadOS 16?Vai comprar um iPad? Entenda detalhes da linha [original, Air, mini, Pro]

Stage Manager, do iPadOS 16, estará disponível em mais modelos do iPad (Imagem: Divulgação/Apple)

O Stage Manager é a principal novidade do iPadOS 16. Anunciado na WWDC 2022, a solução oferece a possibilidade de abrir os apps em janelas, assim como em um computador. Além disso, os usuários podem utilizar um monitor externo para ampliar a produtividade, sem se limitar às telas de até 12,9 polegadas.

A função é promissora. Mas poucos teriam acesso até então: durante o anúncio, a Apple informou que somente os tablets com o processador M1 seriam compatíveis com a novidade. Em outras palavras, para usá-lo, seria necessário ter um iPad Pro ou um iPad Air com o chip para Macs.

Apple libera Stage Manager para iPads antigos

A decisão rendeu inúmeras reclamações. Em junho, o 9to5Mac lembrou que, antes mesmo de o Apple M1 ser lançado, a fabricante distribuiu um Mac Mini para desenvolvedores com o Apple A12Z em 2020, e que funcionou super bem. Caso não esteja a par, trata-se do mesmo processador do iPad Pro lançado em 2020.

Contudo, a Apple decidiu liberar o Stage Manager aos tablets com Apple A12X e A12Z. Ou seja, se você tem um iPad Pro de 11 polegadas de primeira geração, um iPad Pro de 12,9 polegadas ou mais recente, a função estará disponível no seu dispositivo. Mas, infelizmente, apenas os modelos com M1 poderão utilizar um monitor externo. 

Antes, o Stage Manager só estava disponível para alguns modelos do iPad Pro (Imagem: Divulgação / Apple)

Monitor externo não estará disponível no iPadOS 16

O uso do monitor externo também estará limitado nas edições com M1. No quinto beta para desenvolvedores do iPadOS 16, a Apple desabilitou a função que estava disponível desde a primeira versão de testes do sistema. Mas, segundo a Apple ao Engadget, a solução vai voltar em uma atualização ainda neste ano.

“Os clientes com iPad Pro 3ª e 4ª geração manifestaram grande interesse em poder experimentar o Stage Manager em seus iPads”, afirmaram em nota ao site. “Em resposta, nossas equipes trabalharam duro para encontrar uma maneira de fornecer uma versão de tela única para esses sistemas, com suporte para até quatro aplicativos ao vivo na tela do iPad de uma só vez.”

Mas nem todos estão satisfeitos com o Stage Manager

O Stage Manager oferece um ganho necessário à produtividade. Mas – sim, sempre tem um mas – não são todos que estão felizes com a novidade devido às falhas de desempenho e outros problemas de utilização. É o caso de Federico Viticci, do MacStories, que desativou a função temporariamente em seu iPad Pro.

“Por mais que eu goste de usar 3 ou 4 aplicativos ao mesmo tempo, a implementação ainda não está lá essas coisas”, disse Viticci no fim de agosto pelo Twitter. “Falha a cada poucos minutos; difícil usar várias janelas para o mesmo aplicativo; falhas de interface do usuário em todos os lugares.”

Teve até piadinha:

Stage Manager
How it started: How it’s going: pic.twitter.com/xItxFi4yTu

— Basic Apple Guy (@BasicAppleGuy) September 27, 2022

Enquanto isso, a Samsung nada de braçadas

A Apple não é a primeira empresa a pensar em uma solução no estilo do Stage Manager. A Samsung, por exemplo, oferece o modo DeX em seus tablets, que permite usá-los como se fosse um computador, desde 2018. Entre eles, está o Galaxy Tab S7 FE, um modelo com ficha técnica intermediária lançado no Brasil e, 2021

Chegamos a testar o recurso no Galaxy Tab S7 FE. Em nossa análise, o tablet chegou a apresentar um engasgo na hora de ativar o modo DeX. Mas, de resto, teve um desempenho satisfatório para um modelo da sua categoria. O resultado é melhor no Galaxy Tab S7, como apontado no review do Tecnoblog.

Com informações: Engadget

iPadOS 16 Beta libera Stage Manager para iPads antigos, mas com limitações


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *