Beta do WhatsApp enfim libera uso em celular e tablet ao mesmo tempo

Beta do WhatsApp enfim libera uso em celular e tablet ao mesmo tempo

Você pode usar o WhatsApp no smartphone e em até quatro outros dispositivos. Só que, pelas vias oficiais, o procedimento não funciona se um deles for um tablet. Mas isso deve mudar em breve. A versão beta do mensageiro para Android traz uma função que permite ao usuário vincular a sua conta a um celular e a um tablet ao mesmo tempo.

WhatsApp pago vs Telegram Premium; o que tem em cada assinatura?WhatsApp Web lento? Estas dicas ajudam a usar o mensageiro no PCWhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Sinais fortes de que o WhatsApp seguirá por esse caminho surgiram em maio, quando novos detalhes do chamado modo Companion vieram à tona.

Na ocasião, ficou claro que o recurso permitirá que uma única conta seja usada em dois celulares, mas com uma provável restrição. Se o segundo aparelho já tiver uma conta do WhatsApp, esta será removida se outro perfil for adicionado.

Apesar disso, o modo Companion ainda pode ser útil, pois deve permitir que o mensageiro seja usado no celular e em um tablet, simultaneamente.

Essa era uma funcionalidade esperada quando o serviço liberou o suporte a até quatro dispositivos simultâneos, no ano passado. Mas, na prática, o recurso só funciona em desktops. Até é possível usar esse modo em tablets, mas por meio de um navegador ou algum macete não oficial.

O beta finalmente trouxe o recurso para tablets

O WABetaInfo relata que a versão mais recente do WhatsApp Beta na Play Store (2.22.21.6) habilita o modo Companion em tablets Android para vários testadores, sem gambiarras.

A vinculação da conta ao tablet é parecida com o procedimento no desktop. No aplicativo do WhatsApp, basta ir em Configurações, Aparelhos Conectados e Conectar um Aparelho para um QR Code ser gerado e, então, lido no tablet.

Se tudo der certo, as conversas no mensageiro serão sincronizadas entre o celular e o tablet, mesmo se o primeiro não estiver online no momento. Mas o WABetaInfo também alerta que alguns recursos podem não funcionar, como o de localização em tempo real. Como o modo está em fase beta, não surpreende.

WhatsApp Beta em tablet Android (imagem: reprodução/WABetaInfo)

Por enquanto, só para Android

Nesta fase beta, o novo modo Companion funciona apenas com tablets Android. Mas, sim, há expectativa de que a funcionalidade chegue oficialmente ao iPad em um futuro próximo.

Que fique claro, porém, que o tablet tem que ser Android neste momento, mas que o celular de origem da conta pode tanto ser um Android quanto um iPhone.

Quanto o recurso será liberado para todos os usuários? Ninguém sabe, até porque o modo Companion ainda está em desenvolvimento. Mas os interessados podem participar do programa beta do WhatsApp na Play Store. Se não houver vaga, é possível baixar um arquivo APK de teste (por sua conta e risco).

Beta do WhatsApp enfim libera uso em celular e tablet ao mesmo tempo


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.