Como simular o rendimento da poupança mensal e anual

Como simular o rendimento da poupança mensal e anual

poupança é o primeiro investimento que os brasileiros pensam quando vão guardar dinheiro. Além do risco baixo, a modalidade oferece fácil acesso, pois está disponível para quase qualquer pessoa que tenha uma conta corrente aberta. Mas quanto rende a poupança e quais são os benefícios oferecidos por ela? Descubra a seguir!

O que é Tesouro Direto?Quais são os requisitos para investir no Tesouro Direto?Saiba como simular o rendimento da poupança mensal e anual (Imagem: Rodrigo Dia Tome/ Flickr)

Quanto rende a poupança?

A poupança é um investimento de baixo risco que funciona como um empréstimo que você faz para o banco. Ou seja, ao depositar um valor na sua conta poupança, é a instituição financeira que paga uma taxa de juros a você por. Sendo assim, o dinheiro traz uma porcentagem de rendimento.

A rentabilidade da poupança é mensal, calculada a partir da taxa básica de juros da economia (Selic) e da Taxa Referencial (TR) — taxa estipulada pelo Banco Central para corrigir aplicações nas poupanças, FGTS e títulos públicos.

Para calcular o rendimento, o Banco Central utiliza duas variações para investimentos recentes, feitos a partir de 04/05/2012: 

Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança renderá 0,5% + TR;Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, renderá 70% da Selic + TR.

Vale lembrar que o Banco Central divulga a remuneração mensal da poupança no seu site. Assim, você pode ter mais controle sobre os seus investimentos.

Como simular o rendimento da poupança

Você não precisa fazer as contas na ponta do lápis para saber quanto o seu dinheiro guardado vai render. Pela internet, existem alguns simuladores para trazer uma noção dos rendimentos ao longo dos próximos meses ou anos. Confira algumas opções a seguir.

Simulador de Poupança

O site simuladordepoupanca.net permite prever quanto suas aplicações vão trazer ao seu bolso. Nele, você precisa digitar um capital inicial e os aportes mensais. Depois, basta inserir a taxa de rendimento, o prazo do investimento e conferir o resultado.

Os valores aparecerão na lateral. Assim, você poderá verificar a quantia investida separada dos juros totais. O site ainda oferece um gráfico temporal e uma tabela para conferir a evolução do investimento.

Simulador de Poupança estima seus rendimentos no futuro (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Mobills

Mobills também disponibiliza uma calculadora gratuita para simular o rendimento da poupança. Assim como o Simulador de Poupança, você precisa inserir os valores inicial e mensal. Depois, basta escolher o período de investimento e apertar no botão “Calcular” para simular.

Os resultados serão apresentados logo abaixo com o valor total final, o valor total investido e o total em juros. O site ainda oferece um comparativo entre os ganhos com poupança e outras modalidades, como o CDB. 

Mobills possui portal para simular rendimentos de poupança (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Quais as vantagens da poupança?

A poupança é isenta de impostos, ou seja, o investidor não paga Imposto de Renda (IR) e Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Além disso, abrir uma conta é consideravelmente fácil.

Diversos bancos oferecem esse recurso. Em muitos casos, basta apenas abrir uma conta corrente em alguma agência para começar a fazer suas aplicações na conta poupança. O procedimento para abrir uma conta poupança varia de banco para banco, mas os rendimentos são os mesmos para todos.

Quando posso resgatar meu investimento?

O investidor pode fazer resgates sempre que quiser, embora os depósitos dos rendimentos sejam feitos na data de aniversário da conta – o dia do mês em que a conta foi aberta. Assim, se você resgatar qualquer valor da poupança antes do aniversário, os seus rendimentos serão menores. Fica a critério do investidor.

Quais outros investimentos existem?

Além da poupança, existem outros investimentos com risco reduzido, como o CDB e o Tesouro Direto. Também há modalidades mais arriscadas, como ETFs, criptomoedas e ações. E a boa notícia é que muitos bancos digitais oferecem estas opções pelo próprio aplicativo.

Como acompanhar todos os investimentos que eu tenho?

Além dos apps das instituições financeiras, existem aplicativos para acompanhar investimentos. Assim, você pode verificar se o seu dinheiro está rendendo bem ou não, além de outras informações vitais, diretamente pelo seu celular.

Como simular o rendimento da poupança mensal e anual


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.