Windows 11 recebe 2022 Update com abas no Explorador de Arquivos e mais

Windows 11 recebe 2022 Update com abas no Explorador de Arquivos e mais

Nesta terça-feira (20), a Microsoft liberou uma nova versão do Windows 11 — o 2022 Update, também conhecido como Sun Valley 2. A atualização traz novidades voltadas para a otimização de tarefas e na segurança do sistema; o grande destaque é, sem sombra de dúvida, a chegada das abas no Explorador de Arquivos, algo bastante pedido pelos usuários.

Como fazer uma instalação limpa do Windows 11Seu PC é compatível com o Windows 11? Saiba os requisitos para instalar

Atualização 22H2 do Windows 11 agora conta com abas no Explorador de Arquivos. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O recurso funciona de forma semelhante ao de qualquer navegador: na barra superior, é possível alternar entre diferentes pastas abertas dentro de uma única janela. Ao clicar sobre uma pasta com o botão direito do mouse, surgirá a nova opção para abri-la em uma nova aba.

Outra novidade que chegou com a atualização foram as Sessões de foco (Focus sessions). A partir de agora, o usuário poderá definir um tempo determinado para concentrar e ativar um timer.

Ao iniciar a contagem, o sistema ativará o modo Não Perturbe de forma automática, silenciando todas as notificações. De acordo com a Microsoft, o intuito do recurso é diminuir as distrações para ajudar os usuários a terminarem suas tarefas o quanto antes.

Focus sessions chegam para ajudar os usuários a se concentrarem melhor em suas tarefas. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Quanto à segurança de seus consumidores, a gigante de Redmond anunciou o novo Smart App Control (ou “Controle Inteligente de Aplicativo” em tradução livre).

A ferramenta usufrui da inteligência artificial para proteger os usuários de aplicativos suspeitos que contenham malwares e ransomwares, por exemplo.

Segundo a companhia, a solução identificará quando as pessoas inserirem suas credenciais em um aplicativo ou site mal-intencionado e as alertará. Para ter acesso a esse recurso, contudo, é preciso fazer uma instalação limpa do Windows 11.

Smart App Control usa IA para detectar possíveis ameaças ao dispositivo. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Atualização tem novos recursos para quem usa a câmera

Para quem realiza chamadas de vídeo rotineiramente, eis uma boa notícia: o Windows 11 agora conta com o Windows Studio Effects. De acordo com a Microsoft, será possível melhorar o áudio e a imagem durante uma chamada.

Além disso, o app conta com recursos interessantes. Alguns destaques, são: os efeitos de câmera, que conseguem desfocar o fundo nativamente; compressão de ruídos externos, deixando mais evidente a voz de quem estiver falando; e enquadramento automático, recurso que faz a câmera deixar o usuário sempre no centro do plano.

Windows Studio Effects promete dar uma forcinha para quem faz chamadas de vídeo. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Quem também está presente nessa nova versão do Windows é o editor de vídeos ClipChamp. A Microsoft diz que, com ele, é possível editar vídeos de forma simples, fácil e rápida. O app, vale ressaltar, possui funções básicas, como aplicar efeitos, templates, transições e mais.

Nova versão do Windows 11 agora conta com o editor de vídeos ClipChamp (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Menu Iniciar personalizável, acessibilidade e mais

Há outras melhorias no 2022 Update, como pontua a Microsoft:

Menu Iniciar personalizável: como já havíamos adiantado, a partir desta atualização, é possível criar e organizar pastas na área de aplicativos fixados. Dá para adicionar mais apps, reorganizar e remover apps como quiser.Novos gestos de toque: caso use um aparelho compatível — que se transforme em um tablet, por exemplo — será possível usar novos gestos, como o de deslizar para cima para abrir o menu Iniciar.Live captions em todo o sistema: agora será possível ver uma transcrição automática de vídeos e podcasts, por exemplo, na tela. Este recurso pode ser útil especialmente para deficientes auditivos.Controle por voz: a própria Microsoft confessou que o recurso ainda não foi concluído, mas liberou uma “prévia” nessa atualização. Com o Voice Access, dá para controlar o dispositivo apenas usando a voz, sem precisar teclar ou usar o mouse.Live captions prometem transcrever todo áudio que for reproduzido para um melhor entendimento. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Como atualizar para a nova versão do Windows 11?

Caso você já esteja usando uma versão mais atualizada do Windows 11, é simples acessar a versão disponibilizada hoje: basta verificar a seção Windows Update nas Configurações do seu computador.

Talvez o aviso de atualização não apareça para você, mas não se preocupe: a Microsoft diz que seu processo de lançamento é gradual e pode demorar um pouco.

Agora, se o seu dispositivo estiver rodando o Windows 10 e você quiser pular para a mais nova atualização, vale checar a seção Windows Update. Antes disso, contudo, é válido ressaltar que nem todos os aparelhos com Windows 10 podem atualizar para o 11.

Se você prefere continuar no Windows 10, tudo bem: a Microsoft prometeu oferecer suporte até outubro de 2025.

Com informações: Windows Experience Blog

Windows 11 recebe 2022 Update com abas no Explorador de Arquivos e mais


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.