Você já pode pagar o metrô do RJ sem desbloquear seu celular Samsung Galaxy

Você já pode pagar o metrô do RJ sem desbloquear seu celular Samsung Galaxy

Os celulares são aliados até no transporte público. Mas a Samsung melhorou esta combinação: nesta segunda-feira (19), usuários do Samsung Pay receberam o suporte ao pagamento do metrô do Rio de Janeiro sem precisar desbloquear o smartphone. O recurso está disponível para transações via NFC com cartões de crédito e débito.

Samsung Pay: o que é, como funciona e como usarQuem tem medo de NFC? As verdades e os mitos sobre pagamento por aproximaçãoSamsung Pay oferece pagamento no metrô sem precisar desbloquear o celular (Imagem: Divulgação/Samsung)

O comunicado apareceu no app Samsung Pay. No aviso, a fabricante afirmou que os usuários podem adquirir as passagens para transporte público ao encostar o telefone no validador da catraca. Assim, não será necessário digitar a senha ou usar biometria para garantir acesso ao metrô, ônibus, trem e afins.

O recurso, que é conhecido como Transit, confere mais agilidade ao serviço. Isto porque os usuários não precisam acionar o Samsung Pay manualmente, como era feito antes: você só precisa aproximar o telefone. E a fabricante de celulares Galaxy até destaca que a novidade confere “mais praticidade” ao dia a dia dos usuários.

E tenho de concordar. Desde o ano passado, utilizo o meu celular e o relógio para pagar a passagem do metrô aqui no Rio de Janeiro, o que agiliza bastante o meu dia a dia. Com a opção de pagar a passagem sem precisar desbloquear o smartphone, tudo isso se torna ainda mais rápido, especialmente quando se está carregando bolsas.

Samsung Pay permite pagamentos por aproximação com cartões de crédito e débito (Imagem: Divulgação/Samsung)

Transit requer configuração prévia para ser usado

É preciso configurar a função antes de ser utilizada. Para isto, é necessário acessar a tela inicial do Samsung Pay, procurar pela seção “Transporte público”, tocar no botão “Iniciar” e escolher um cartão para fazer as transações. Depois, é só se aproximar da catraca do metrô e encostar o celular do validador, sem precisar desbloqueá-lo.

Por ora, o Transit está disponível apenas ao metrô do Rio de Janeiro. Segundo o site da MetrôRio, as catracas aceitam pagamentos com cartões Visa, Mastercard e Elo. A modalidade para fazer transações por aproximação também está disponível nas linhas do Metrô na Superfície, que ligam Botafogo e o Leblon à PUC, na Gávea.

Segundo a Samsung, outras cidades receberão a funcionalidade “em breve”. 

Obrigado, Renato Garcia, pela sugestão!

Você já pode pagar o metrô do RJ sem desbloquear seu celular Samsung Galaxy


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.