Jetson Orin Nano é uma plaquinha da Nvidia com GPU de alto desempenho

Jetson Orin Nano é uma plaquinha da Nvidia com GPU de alto desempenho

A série RTX 4000 é o grande anúncio da Nvidia nesta terça-feira (20), mas não o único. Entre as outras novidades da companhia está um dispositivo pequeno, mas invocado: a nova placa Jetson Orin Nano. A despeito do tamanho reduzido, o dispositivo traz GPU de 512 ou 1.024 núcleos e CPU hexa-core.

O que é um single board computer?Como escolher uma placa de vídeo [Guia & Dicas]Placas Jetson Orin Nano (imagem: divulgação/Nvidia)

Até podemos dizer que a Jetson Orin Nano é uma versão “possuída” das plaquinhas Raspberry Pi. Mas ambas as linhas seguem propostas diferentes. Enquanto esta última é focada em custo-benefício, a linha da Nvidia prioriza o desempenho em aplicações de robótica ou inteligência artificial, por exemplo.

Só para você ter uma noção, a nova linha tem capacidade para até 40 trilhões de operações por segundo em tarefas de inteligência artificial.

Para tanto, a Nvidia equipou a plaquinha com uma GPU de arquitetura Ampere. Essa é arquitetura que aparece nos chips gráficos GeForce RTX 3000. As novas placas GeForce RTX 4090 e 4080 têm arquitetura Ada Lovelace, só para constar.

Série Jetson Orin Nano tem duas versões

A Nvidia segue a nomenclatura que classifica cada trilhão de operações por segundo em inteligência artificial como TOP. Como já ficou claro para você, o Jetson Orin Nano vem em duas versões. Uma trabalha com 20 TOPs; a outra, com 40 TOPs.

Na versão mais básica, encontramos uma GPU com 512 núcleos Ampere e frequência máxima de 625 MHz, além de 16 núcleos Tensor para inteligência artificial. O mesmo modelo traz uma CPU com seis núcleos Arm Cortex-A78AE e clock de 1,5 GHz.

Esse processador também equipa o Jetson Orin Nano de 40 TOPs. Porém, essa versão é mais poderosa por trazer uma GPU com 1.024 núcleos Ampere e 32 núcleos Tensor.

Uma versão também difere da outra na memória RAM. O Jetson Orin Nano de 20 TOPs tem 4 GB de memória LPDDR5; a versão de 40 TOPs, 8 GB de LPDDR5.

Armazenamento? Não tem. Mas as placas são compatíveis com NVMe para funcionar em conjunto com armazenamento externo.

Características técnicas das placas Jetson Orin Nano (imagem: divulgação/Nvidia)

A linha de placas Jetson Orin

Os modelos Jetson Orin Nano são as versões mais simples de uma linha de placas de alto desempenho da Nvidia. As placas Jetson Orin NX aparecem como opções intermediárias, enquanto as unidades Jetson AGX Orin figuram como as mais poderosas.

Para você ter ideia, a Jetson AGX Orin com 64 GB de RAM tem 2.048 núcleos Ampere e CPU com 12 núcleos Arm Cortex-A78AE. Essa linha também conta com armazenamento interno — 64 GB de eMMC 5.1.

Em todos os casos, o objetivo é um só: dar forma a projetos de robótica, inteligência artificial, pesquisa e desenvolvimento, automação e qualquer outra atividade que se beneficie de computação embarcada.

De acordo a Nvidia, mais de mil clientes e 150 parceiros já têm projetos baseados nas placas Jetson AGX Orin desde que estas foram lançadas, há seis meses.

A linha Jetson Orin Nano chega para completar o portfólio ao oferecer opções de configuração mais simples, mas ainda avançadas.

Placa da família Jetson Orin (imagem: divulgação/Nvidia)

Jetson Orin Nano: quando e quanto?

A previsão é a de que as primeiras unidades das placas Jetson Orin Nano comecem a ser entregues em janeiro de 2023. Nos Estados Unidos, os preços começarão em US$ 199.

Para variar, seguimos sem informação de disponibilidade no Brasil.

Nvidia Jetson Orin Nano — ficha técnica

Jetson Orin Nano (4 GB)Jetson Orin Nano (8 GB)GPU512 núcleos Ampere, 16 núcleos Tensor, frequência de 625 MHz1.024 núcleos Ampere, 32 núcleos Tensor, frequência de 625 MHzCPUSeis núcleos Cortex-A78AE de 1,5 GHz com L2 (1,5 MB) e L3 (4 MB)Seis núcleos Cortex-A78AE de 1,5 GHz com L2 (1,5 MB) e L3 (4 MB)Memória4 GB de LPDDR5 com interface de 64 bits8 GB de LPDDR5 com interface de 128 bitsConexões compatíveisTrês USB 3.2 Gen 2, três USB 2.0, uma Gigabit Ethernet, PCIe 3, conectores GPIO, UART e afinsTrês USB 3.2 Gen 2, três USB 2.0, uma Gigabit Ethernet, PCIe 3, conectores GPIO, UART e afinsSuporte a vídeoUma tela 4K com 30 fps em DisplayPort 1.2 ou HDMI 1.4Uma tela 4K com 30 fps em DisplayPort 1.2 ou HDMI 1.4Consumo padrão5 W a 10 W7 W a 15 WDesempenho20 TOPs40 TOPsDimensões69,6 x 45 mm69,6 x 45 mm

Jetson Orin Nano é uma plaquinha da Nvidia com GPU de alto desempenho


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.