Claro, TIM e Vivo ativam sinal do 5G puro em mais sete capitais brasileiras

Claro, TIM e Vivo ativam sinal do 5G puro em mais sete capitais brasileiras

Após atrasos na liberação da frequência, sete capitais brasileiras finalmente ganharam sinal de 5G puro nesta segunda-feira (19). Claro, TIM e Vivo ligaram antenas de quinta geração em bairros de Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).

Leilão do 5G enfim ocorreu: veja o que vai para Claro, TIM, Vivo e maisExistem várias combinações de 5G no Brasil, e seu futuro celular pode ser incompatível5G (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

5G puro, nas versões SA e NSA

Claro, TIM e Vivo ativaram o 5G puro nos municípios, com a frequência de 3,5 GHz. Isso significa que o espectro será integralmente utilizado pela quinta geração, ao contrário do 5G DSS, que compartilha as licenças do 4G.

O usuário encontrará duas versões de 5G puro:

5G SA (Standalone): utiliza a frequência dedicada de 3,5 GHz e o núcleo da rede é dedicado para a quinta geração;5G NSA (Non-Standalone): utiliza a frequência dedicada de 3,5 GHz, mas compartilha o núcleo da rede com o 4G.

A ativação do 5G Standalone é uma obrigação do edital da Anatel, mas as operadoras também adotaram o padrão Non-Standalone para maximizar o uso da rede. São poucos os aparelhos compatíveis com o 5G SA, enquanto o 5G NSA está disponível nos principais smartphones que suportam a quinta geração.

Há poucos ganhos do 5G SA para usuários comuns de smartphones: apesar do ganho na latência, a velocidade de download e upload costumam ser as mesmas do 5G NSA. As vantagens do padrão Standalone serão vistas principalmente em uso industrial.

Acessar o 5G NSA será mais fácil: além da maior gama de smartphones compatíveis, não é necessário trocar o plano ou chip para utilizar o serviço na Claro, TIM e Vivo.

Quem fizer questão de utilizar o 5G Standalone precisa ter um aparelho compatível com essa versão e se atentar aos seguintes pormenores:

na Claro é necessário ter chip 5G e plano específico para acessar o 5G SA;na TIM não é necessário trocar de chip para acessar o 5G SA, mas é preciso ativar um pacote de 50 GB gratuito por 12 meses, exclusivo para clientes do pós-pago TIM Black;na Vivo não é necessário ter plano específico, mas é preciso trocar de chip para acessar o 5G SA.

5G teve atrasos por conta de TV aberta via satélite

O edital do leilão da Anatel estipulava que todas as capitais tivessem sinal 5G ativo até julho de 2022. No entanto, atrasos foram recomendados pelo Gaispi, órgão ligado a Anatel que coordena a mitigação de interferências na faixa de 3,5 GHz.

A frequência de 3,5 GHz era utilizada pela TV aberta via satélite (TVRO), e usuários desse serviço deverão trocar seus receptores e antenas parabólicas para novos, compatíveis com a banda Ku. Por conta da dificuldade na fabricação de chips, a entrega desses equipamentos atrasou e impactou na ativação do 5G.

Beneficiários de programas sociais do governo têm direito ao kit gratuito para a transição para a banda Ku. O cadastro deve ser feito na plataforma Siga Antenado, onde será feito o agendamento da instalação dos novos equipamentos.

O prazo final para ativação em todas as capitais brasileiras foi postergado para 27 de novembro, mas é provável que isso seja antecipado. Além das cidades anunciadas hoje, o 5G puro já estava disponível em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Os bairros com cobertura 5G

O 5G ainda é uma tecnologia nova no Brasil. Nesse estágio inicial, as operadoras estão levando o sinal de quinta geração apenas para bairros e regiões específicas, e o serviço fica bem restrito em comparação com o 4G, que já é mais onipresente.

Teste de velocidade com 5G da Claro em Belo Horizonte (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

O edital da Anatel estipula que, em 2022, as operadoras devem ter pelo menos uma antena 5G para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras. Os compromissos são progressivos até 2029, quando uma estação para cada 15 mil habitantes deve ser ativada nos municípios com mais de 30 mil habitantes.

Confira abaixo os bairros com cobertura inicial do 5G em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina:

Cobertura inicial do 5G em Aracaju (SE)

OperadoraBairros com coberturaClaroSalgado Filho, Treze de Julho, Jardins, Luzia, Grageru e São JoséTIMA operadora não divulgou a lista de bairros com cobertura 5G no município.VivoCobertura inicial: Coroa Do Meio, Grageru, Jardins, Suíssa e Treze de Julho
Próximos bairros: Atalaia e Farolândia

Cobertura inicial do 5G em Boa Vista (RR)

OperadoraBairros com coberturaClaroCentro, Caçari, Nossa Senhora de Aparecida, Pricumã, São Vicente, Bela Vista, Jardim Floresta, Asa Branca e Silvio BotelhoTIMA operadora não divulgou a lista de bairros com cobertura 5G no município.VivoCentro, Mecejana, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco e Trinta e Um de Março

Cobertura inicial do 5G em Campo Grande (MS)

OperadoraBairros com coberturaClaroCentro, Glória, Itanhangá e Chácara CachoeiraTIMA operadora não divulgou a lista de bairros com cobertura 5G no município.VivoCobertura inicial: Centro, Jardim dos Estados, Santa Fé.
Próximos bairros: Amambaí, Cabreúva, Carandá Bosque, Chácara Cachoeira, Monte Castelo, Vila Antônio Vendas, Vila Duque de Caxias, Vila Manoel da Costa Lima, Vila Planalto e Vila Rica*.

Cobertura inicial do 5G em Cuiabá (MT)

OperadoraBairros com coberturaClaroBosque, Centro Norte, Centro Sul, Ipiranga, Jardim Aclimação, Pico do Amor e PopularTIMA operadora não divulgou a lista de bairros com cobertura 5G no município.VivoCobertura inicial: Centro, Centro Norte, Cidade Alta, Duque De Caxias I, Jardim Alvorada, Jardim Tropical, Morada Dos Nobres, Popular, Santa Rosa.
Próximos bairros: Bosque da Saúde, Centro Sul, Jardim Europa, Jardim Itália, Jardim Mariana, Jardim Shangri-lá, Poção, Ribeirão do Lipa e Senhor dos Passos

Cobertura inicial do 5G em Maceió (AL)

OperadoraBairros com coberturaClaroMangabeiras, Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara, Cruz das Almas, Tabuleiro dos Martins e FarolTIMA operadora não divulgou a lista de bairros com cobertura 5G no município.VivoCobertura inicial: Jatiúca, Mangabeiras, Pajuçara e Ponta Verde
Próximos bairros: Centro, Farol, Poço e Pescarias

Cobertura inicial do 5G em São Luís (MA)

OperadoraBairros com coberturaClaroJaracati, São Marcos, Jardim Renascença, Calhau, Cohafuma, Ponta D’areia, Parque Atlântico, Vila Conceição, Olho d’Água, Planalto Vinhais I, Bequimão e Alameda dos SonhosTIMA operadora não divulgou a lista de bairros com cobertura 5G no município.VivoCobertura inicial: Alto Do Calhau, Calhau, Cantinho Do Céu, Cohama, Jardim Primavera, Jardim Renascença e Jardim São Francisco
Próximos bairros: Areinha, Bequimão, Jaracaty, Centro, Cohafuma, João Paulo, Olho d’Água, Planalto Vinhais, Ponta D’Areia, Ponta do Farol, Recanto Vinhais, São Francisco e Vila Passos

Cobertura inicial do 5G em Teresina (PI)

OperadoraBairros com coberturaClaroNoivos, Centro, Jóquei, Ilhotas, Horto, Ininga, Parque Piauí e CabralTIMA operadora não divulgou a lista de bairros com cobertura 5G no município.VivoCobertura inicial: Cabral, Centro, Fátima, Frei Serafim, Horto, São Cristóvão e São João
Próximos bairros: Marquês de Paranaguá, Noivos, Planalto e Porenquanto.

Claro, TIM e Vivo ativam sinal do 5G puro em mais sete capitais brasileiras


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.