Como funciona a BibliON, biblioteca digital gratuita do governo de São Paulo

Como funciona a BibliON, biblioteca digital gratuita do governo de São Paulo

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, a BibliON é uma biblioteca digital gratuita que pode ser usada por qualquer cidadão do estado, mediante um simples cadastro. Para ajudar os usuários de primeira viagem que acabaram de conhecer a plataforma e se interessaram pela sua proposta, abaixo explicamos como funcionam os empréstimos da BibliON e quais recursos de leitura estão disponíveis em sua interface.

Como sincronizar e-books que não são da Amazon no Kindle e appsO que é e como funciona o Skeelo? [Assinatura de eBooks]

A BibliON é uma biblioteca digital gratuita (Imagem: Divulgação / BibliON)

Podendo ser acessada tanto via web quanto pelo seu aplicativo (disponível para Android e iOS), a BibliON funciona assim como a maioria das bibliotecas físicas.

Isso quer dizer que após realizar seu cadastro, o usuário pode emprestar qualquer livro do seu acervo, tendo 15 dias para realizar a leitura, feita dentro da própria plataforma. Depois desse período, o livro ou audiobook retorna automaticamente para o acervo da BibliON e o leitor pode então partir para uma nova história que deseja conhecer.

Para agradar a todos, o projeto recheou seu catálogo com autores e gêneros bem variados, oferecendo, inclusive, opções de leituras para as crianças.

Seu acervo de e-books, além de livros clássicos da literatura nacional e estrangeira, como “Triste Fim de Policarpo Quaresma“, de Lima Barreto, e “Os Três Mosqueteiros“, de Alexandre Dumas, possui ainda obras de sucesso lançadas nos últimos anos. Alguns exemplos são “Gente Ansiosa“, de Fredik Backman, “O Avesso da Pele“, de Jeferson Tenório, e “Filhos de Sangue e Osso“, de Tomi Adeyemi.

Ícone da BibliON (Imagem: Divulgação / BibliON)
Como conseguir um livro digital pela BibliON, biblioteca gratuita de SP

Para emprestar um livro na BibliON, basta encontrá-lo na plataforma, abrir a sua página e clicar no botão correspondente.

Para não ter erro, no entanto, neste texto trouxemos um passo a passo detalhado de como fazer esse empréstimo, ensinando também como devolvê-lo manualmente, antes do prazo, caso o leitor já tenha finalizado a leitura. Como a plataforma permite apenas duas locações por vez, é possível que o usuário queira abrir logo esse espaço para uma nova história.

Além disso, o texto linkado também ensina a reservar um livro na BibliON, caso ele esteja com todas as suas cópias emprestadas. Em situações como essa, é possível ter uma previsão de quando ele estará disponível e entrar em uma fila de espera, aguardando a sua vez.

Como fazer um cadastro na BibliON para ler livros digitais gratuitamente

Vale lembrar que o acervo de mais de 16 mil e-books e 300 audiolivros do catálogo da BibliON só pode ser utilizado mediante um catálogo na plataforma. Simples e rápido de ser feito, ele pode ser realizado seguindo esse tutorial, que ensina como criar sua conta de acesso tanto no site quanto no aplicativo da biblioteca.

Recursos do leitor digital da BibliON

Para tornar sua experiência de leitura mais prazerosa, é importante conhecer todos os recursos do leitor digital da BibliON. Como todos os e-books emprestados na biblioteca só podem ser lidos na própria plataforma, ela disponibiliza uma série de ajustes e ferramentas que facilitam o seu uso.

App da BibliON (Imagem: Divulgação / BibliON)

Ao abrir um livro emprestado, por exemplo, é possível escolher o tipo de fonte, o espaçamento entre linhas, a distâncias das margens e até o número de páginas visualizados na tela. Além disso, o leitor pode ajustar o brilho e cor de fundo das páginas, além de ter acesso a um índice automatizado, que o redireciona diretamente para os capítulos escolhidos.

Para encontrar uma página com mais rapidez, o usuário pode usar marcadores digitais ao longo do e-book e até mesmo fazer anotações em trechos que achar necessário. E, como recurso de acessibilidade, pode ainda ativar a leitura automática do texto, realizada pela própria plataforma, como se ele fosse um audiolivro.

Com informações: BibliON

Como funciona a BibliON, biblioteca digital gratuita do governo de São Paulo


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.