Google Chrome vai esconder suas abas anônimas para ninguém julgar você

Google Chrome vai esconder suas abas anônimas para ninguém julgar você

A opção de bloquear as abas anônimas após sair do Google Chrome finalmente chegará para Android. O recurso, que há meses estava sendo desenvolvido pelo Google, ainda não foi lançado publicamente, mas pode ser usado em celulares e tablets ao ter sua flag correspondente ativada.

Como iniciar o Google Chrome no modo anônimoComo funciona o Modo Anônimo no Google Chrome

Google Chrome (Imagem: Deepanker Verma/Pixabay)

Usuários do Android que costumam utilizar as abas anônimas do Google Chrome terão agora ainda mais segurança para realizar suas atividades. Ao deixar a navegação anônima em segundo plano para mexer em outros aplicativos ou programas, o sistema automaticamente bloqueará seu acesso, exigindo que o usuário use a autenticação biométrica ou o PIN para voltar a usá-la.

As abas anônimas já são famosas por apresentarem determinadas vantagens, como o não registro do histórico de navegação e os resultados de buscas gerais e não personalizados. Agora, a opção traz ainda mais proteção, impedindo que estranhos com acesso ao seu dispositivo não consigam ver o que você estava acessando.

Nessas situações, ao tentar bisbilhotar a aba anônima do Google Chrome que já estava aberta, a pessoa irá se deparar com o famoso logo cinza da navegação anônima do navegador e a exigência da biometria ou senha para avançar.

Guia anônima no Google Chrome (Imagem: Reprodução)

Como proteger as abas anônimas do Chrome no Android

Apesar do recurso ainda não ter sido oficialmente introduzido no sistema, já é possível ativá-lo em celulares ou tablets que contam com as versões mais recentes do navegador. Para isso, siga os passos:

Abra o Google Chrome e acesse o seguinte sinalizador chrome://flags/#incognito-reauthentication-for-androidAtive a opção;Reinicie o navegador;Toque no ícone de três pontinhos;Acesse “Configurações”;Vá até “Privacidade e segurança”;Ative a opção “Bloquear abas anônimas após fechar o Chrome”.

Recurso estava há tempos em desenvolvimento

Já faz um tempo que o Google tem trabalhado nesse novo recurso para Android.

Assim como contamos aqui no Tecnoblog, em agosto do ano passado, menos de um mês após a mesma opção para iOS ter sido anunciada, o site Chrome Story já havia descoberto pelo Chromium Gerrit, um repositório de gerenciamento de projetos de código aberto, que o recurso estava em desenvolvimento.

Na época, a opção já era visível na versão do Chrome para desenvolvedores, o Chrome Canary, mas ainda não funcionava, mesmo após a ativação de sua flag.

Com informações: 9to5Google e Android Police

Google Chrome vai esconder suas abas anônimas para ninguém julgar você


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.