Como emprestar um livro digital pela BibliON, biblioteca gratuita de SP

Como emprestar um livro digital pela BibliON, biblioteca gratuita de SP

Disponível para qualquer cidadão do estado de São Paulo, a BibliON é uma biblioteca digital gratuita, em que, mediante um cadastro, seus usuários podem emprestar e ler qualquer e-book do seu acervo. Para navegar tranquilamente pela plataforma e não ter nenhuma dúvida na hora de fazer suas leituras, explicamos aqui como emprestar um livro digital da BibliON e ensinamos como reservá-lo, caso todas as suas cópias já estejam locadas.

Como encontrar livros disponíveis do Kindle UnlimitedComo cancelar assinatura do Scribd

App da BibliON (Imagem: Divulgação / BibliON)

Os livros da BibliON podem ser emprestados e lidos tanto pelo seu aplicativo (disponível para iOS e Android), quanto pelo seu site. O processo de empréstimo e reserva é igual para os dois dispositivos, mas, em ambos os casos, só pode ser feito mediante um cadastro na plataforma.

Tempo necessário: 5 minutos.

Criada a sua conta, siga os passos abaixo para emprestar um livro digital pela BibliON:

Encontre o livro que deseja emprestar:

Abra o app ou site da BibliON, faça login em sua conta e toque no ícone de lupa para pesquisar pelo livro. Nessa aba, digite o nome do livro ou explore as opções do catálogo usando os filtros disponíveis. Assim que encontrar a miniatura do livro desejado, toque sobre ela;

Faça o empréstimo:

Na página do livro, clique no botão “Emprestar”. Pronto, a edição em questão já está com você e pode ser acessada na aba “Prateleira” (aplicativo) ou “Empréstimos” (site).

Caso, no entanto, apenas o botão “Reservar” esteja disponível, isso quer dizer que todas as cópias dessa edição já estão emprestadas. Confira após esse tutorial como entrar na sua fila de espera;

Veja o prazo de devolução e comece a sua leitura:

Toque sobre a capa do volume para começar a sua leitura. Quando desejar mais informações sobre o seu empréstimo, volte para a aba da “Prateleira” (no aplicativo) ou “Empréstimos” (no site). Nesta tela, você verá o seu progresso de leitura e o prazo de devolução da obra, feita automaticamente pela plataforma e que ocorre sempre 15 dias após a data de empréstimo;

Devolva o livro, caso termine a leitura antes do prazo:

Caso queira devolver seu livro antes do prazo, no app da BibliON, toque no símbolo de três pontinhos, localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, toque na opção “Título de retorno” e depois confirme a operação tocando em “Retorno”. Caso esteja no site, toque apenas em “Devolver”. Pronto, a edição já foi encaminhada ao acervo.

Se após o prazo de devolução você não conseguiu terminar a sua leitura, fique tranquilo. É possível fazer uma renovação do empréstimo por mais 15 dias, se nenhum outro usuário o tiver reservado.

Como reservar um livro pela BibliON

Se você encontrou o livro que queria, mas ele já está com todas as suas cópias emprestadas, sua única opção é entrar na fila de espera e aguardar. Para isso, você deve abrir a página do livro e clicar no botão “Reservar”. Automaticamente a obra aparecerá na opção “Reservas” da aba “Mais”, onde você pode acompanhar todos os livros pelos quais está esperando.

Para saber quando ele estará disponível, vá até à página do livro e desça a tela até as suas informações de publicação. Logo abaixo, você encontrará dados da edição, inclusive o tempo de espera aproximado para sua disponibilidade.

Como ver o tempo de espera ao reservar um livro na BibliON (Imagem: Reprodução / BibliON)

Quando ele finalmente voltar para o catálogo da BIbliON, você receberá uma notificação (no aplicativo ou e-mail) e poderá emprestá-lo como de costume. Caso já esteja com dois volumes, lembre-se de que precisará devolver um deles para poder retirar o terceiro.

Com informações: Perguntas Frequentes BibliON

Como emprestar um livro digital pela BibliON, biblioteca gratuita de SP


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.