Você poderá ver 5 anúncios antes dos vídeos no YouTube, a menos que assine

Você poderá ver 5 anúncios antes dos vídeos no YouTube, a menos que assine

Parece que o YouTube começou a testar, de forma silenciosa, uma mudança na quantidade de anúncios mostrados antes de um vídeo começar. Desde a semana passada, usuários que não são assinantes do Premium têm visto cinco comerciais em vez de dois, como acontece normalmente. Ao que tudo indica, nenhum deles poderá ser pulado.

O que é e como funciona o YouTube Premium? [Vantagens em assinar]Como usar o YouTube Premium de graça [Período de teste]

Aplicativo do YouTube (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Diversas pessoas foram ao Twitter e ao Reddit reclamar sobre o aumento no número de anúncios mostrados no YouTube. Segundo elas, cada comercial tem seis segundos de duração e não podem, de maneira alguma, ser pulados.

Para assistir a um vídeo é preciso ver cinco comerciais de uma vez, totalizando 30 segundos, limite médio atual. Comparativamente, a plataforma exibe hoje, no máximo, duas peças publicitárias, que geralmente são fáceis de pular.

So @YouTube 2 ads weren’t enough now y’all wanna play 5 ads that no one cares for AND I CANT SKIP ?

— Mermaidvee (@BadGyalVeeVee) September 7, 2022

“Então @YouTube 2 anúncios não eram o suficiente agora vocês querem reproduzir 5 anúncios que ninguém liga e EU NÃO POSSO PULAR ?”

Depois de muitas reclamações, a equipe do YouTube tentou se explicar. De acordo com a empresa, tratam-se de bumper ads — isto é, anúncios em vídeos que, de fato, têm até 6 segundos.

Eles, na verdade, já eram mostrados no YouTube, mas nunca em uma sequência tão longa. Infelizmente, nenhum dos bumper ads pode ser pulado e os usuários terão que passar por todos para assistir a algum vídeo.

A empresa, no entanto, pediu para que os usuários enviem suas opiniões sobre a mudança diretamente pela ferramenta de feedbacks, assim o Google saberá o que eles estão achando.

hmm…this may happen with a certain type of ad format called bumper ads, since they’re only up to 6 seconds long. if you’d like, you can send feedback directly from YouTube via the send feedback tool

— TeamYouTube (@TeamYouTube) September 7, 2022

Mesmo assim, parece que o novo formato chegou apenas para um seleto grupo de pessoas. No Reddit, usuários de outros países, como Canadá e Reino Unido, disseram que o YouTube continua mostrando a mesma quantidade de anúncios que antes.

O Google não revelou se pretende expandir o novo modelo de anúncio para outros mercados, muito menos se mais pessoas o verão.

Embora a gigante de Mountain View não tenha confirmado, essa mudança pode se tratar de um teste visando uma futura implementação, para atrair ainda mais assinantes do Premium — que custa R$ 20,90 ao mês.

Alternativa ao YouTube Premium foi encerrada neste ano

Em março deste ano, o YouTube Vanced, famosa alternativa para remover anúncios do YouTube, foi descontinuado. De acordo com seus próprios criadores, o encerramento se deu “por motivos legais”.

Mesmo com o fim das atividades, o Google fez de tudo para que seus usuários desinstalassem o programa. Segundo a empresa, havia um componente “perigoso” que poderia prejudicar o sistema dos smartphones.

Apesar disso, o app ainda pode ser usado por pessoas que já o tenham baixado em seu dispositivo Android. No entanto, não é mais possível atualizá-lo para novas versões pela Google Play.

Vale ressaltar também que o YouTube Vanced só funciona em conjunto com o Vanced Manager, aplicativo que foi sinalizado pelo Google por supostamente conter um componente “perigoso”.

Com informações: Gizmochina

Você poderá ver 5 anúncios antes dos vídeos no YouTube, a menos que assine


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.