Nubank libera compras no cartão acima do limite de crédito para alguns clientes


Você decide comprar um iPhone 14, mas vender um rim está fora de cogitação. A saída é parcelar a compra no cartão de crédito, mas o seu limite não cobre o valor. Bom, é para situações como essa que o Nubank começou a liberar a função Compras Acima do Limite para alguns usuários.

Como usar as Caixinhas do Nubank para investir e organizar suas finançasComo antecipar uma parcela do NubankNubank (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Não que a ideia seja inédita. Há muito tempo que bancos e outras operadoras de cartão oferecem a chamada avaliação emergencial de crédito. Esse é um mecanismo que permite justamente que o usuário realize transações que extrapolam o limite disponível em seu cartão de crédito.

No Nubank, o recurso equivalente tem um nome diferente, como você já percebeu, e está em fase de testes. Presumivelmente, é por isso que o Compras Acima do Limite tem sido liberado aos poucos, apenas para alguns clientes. A empresa descreve a funcionalidade assim:

De acordo com essa nova política, toda compra que seria negada por falta de limite máximo será reavaliada e, caso aplicável, vamos oferecer um crédito extra para que possamos aprová-la.

Em algumas instituições, a avaliação emergencial de crédito pode ser tarifada. O Nubank afirma, porém, que o seu equivalente para o procedimento não resulta em taxas para o usuário.

Nas redes sociais, menções ao recurso começaram a aparecer na última semana de agosto. Mas, como esta é uma fase experimental, os usuários “contemplados” devem concordar, no aplicativo, em participar do teste.

Para aqueles que concordam, mas se arrependem depois, é possível solicitar o cancelamento do teste nos canais de atendimento do serviço.

Um detalhe não menos importante: a avaliação não é o mesmo que aprovação. Um procedimento do tipo considera uma série de fatores para determinar se o crédito adicional pode ser concedido. Em outras palavras, o pedido de extrapolação do limite pode simplesmente ser negado.

Modo Compras Acima do Limite do Nubank (imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

Modo “limite desejado”

A função Compras Acima do Limite pode estar em teste restrito, mas há um recurso relacionado que está disponível de modo mais amplo: o “limite desejado”.

Trata-se de uma função que permite ao cliente indicar o limite máximo que gostaria ter em seu cartão de crédito. Essa opção pode ser acessada no aplicativo do Nubank, é claro. Basta ir à área de cartões, selecionar a opção Ajustar Limite e, no final da tela, tocar em Evolução do Limite.

Repare que, ali, o app mostra quando a próxima análise de limite será feita (ocorre uma vez por mês) e qual foi o resultado da última avaliação realizada. Se o aumento do limite não tiver sido concedido, esta última caixa informará o motivo.

Nunca é demais alertar que, independentemente do seu cartão de crédito, aumento de limites e avaliações emergenciais requerem bom senso. Qualquer uso desmedido dessas facilidades pode resultar em dívidas difíceis de serem pagas.

Nubank libera compras no cartão acima do limite de crédito para alguns clientes


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *