Apps de VPN que bloqueiam anúncios no Android serão banidos pelo Google

Apps de VPN que bloqueiam anúncios no Android serão banidos pelo Google

O Google vai mudar algumas regras de sua Play Store, e uma das alterações atinge aplicativos para Android que usam VPN. Eles não poderão mais interferir em anúncios nem bloqueá-los. Alguns apps que usam o recurso para proteger a privacidade dos usuários também podem ser afetados.

Como remover propagandas invasivas e spam no AndroidComo ocultar propaganda política no FacebookPlay Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

As mudanças são parte de um esforço da empresa para combater monitoramento não autorizado, propagandas invasivas, desinformação e apps falsos, entre outros problemas.

As novas normas devem ser implementadas gradualmente, entre 2022 e 2023. A do VPN, especificamente, deve entrar em vigor no dia 1º de novembro.

Uma das novidades é que apps que usam a classe de base VPNService não poderão mais “manipular anúncios que podem afetar a monetização de apps”, nas palavras da própria página de suporte do Google.

O aplicativo Blokada, que filtra anúncios usando VPN, teme que a nova regra vá afetar a versão v5 da ferramenta e as anteriores. A v6, porém, parece liberada, já que a filtragem acontece na nuvem, sem violar as regras do Google para dispositivos.

Aplicativo Blokada para Android (Imagem: Reprodução / Blokada)

Mesmo assim, a empresa critica a mudança. “O Google diz estar combatendo apps que usam VPN para rastrear dados de usuário ou redirecionar o tráfego para ganhar dinheiro com propaganda. No entanto, estas mudanças também se aplicam a apps que usam o serviço para filtrar o tráfego localmente, no próprio aparelho.”

E não para por aí. Mesmo apps que não são usados diretamente para bloquear anúncios podem ser afetados.

Apps de privacidade para Android podem ter problemas

É o caso do DuckDuckGo Privacy Browser. Ele cria um serviço local de VPN para bloquear conexões com servidores de rastreadores, prometendo proteger a privacidade dos usuários. Isso pode violar as novas regras e levar o app a ser banido.

A empresa, porém, disse ao site The Register que acredita que não será impactada pelas novas medidas. Mesmo assim, continua a monitorar a situação.

Um caso parecido é do Jumbo, que, aparentemente, usa alguma forma de VPN para bloquear rastreadores.

Bloqueadores são proibidos por outras regras

Ferramentas que bloqueiam anúncios no Android já são proibidas pelo Google, com exceção de navegadores que fazem isso em páginas da web.

Mesmo as regras da Chrome Web Store, que hospeda extensões para o Chrome, dizem que a empresa pode banir ferramentas desse tipo.

Em 2019, a empresa já disse que gostaria de ajudar os desenvolvedores a criar ferramentas mais seguras e com desempenho melhor, ao comentar sobre o Manifest v3 do Chrome.

No entanto, muitos criticam a empresa e dizem que as mudanças reduziram o poder dos bloqueadores.

Com informações: The Register.

Apps de VPN que bloqueiam anúncios no Android serão banidos pelo Google


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.