Android 14 já tem data oficial do Google para iniciar teste público

Android 14 já tem data oficial do Google para iniciar teste público

Google já está se preparando para desenvolver a nova geração do Android. De acordo com o 9to5Google nesta segunda-feira (29), o Android 14 Beta começará a ser distribuído no segundo trimestre do ano que vem. A atualização será liberada após as futuras versões trimestrais do Android 13.

Como atualizar a versão do seu AndroidQuais celulares vão receber o Android 13? Veja modelos compatíveisBeta do Android 14 deve ser distribuído a partir do primeiro semestre de 2023 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Tradicionalmente, o Google começa a desenvolver as novas versões do Android já no primeiro trimestre. O esquema ajuda a preparar boa parte dos principais recursos que serão levados à atualização a tempo do Google I/O. Depois, a compilação estável é liberada às fabricantes no segundo semestre. 

Primeiro Beta do Android 14 pode chegar em abril

O Google não pretende fugir muito desse modelo no próximo ano. Recentemente, a empresa atualizou o site do programa de testes do sistema operacional para informar que o beta do Android 13 QPR (Lançamentos Trimestrais da Plataforma) continua até março de 2023. Depois, será a vez da versão experimental do Android 14.

Caso o calendário não seja alterado, o Android 14 Beta chegará ainda no segundo trimestre de 2023. Conforme apontado pelo 9to5Google, espera-se que a nova geração receba a sua primeira versão de testes em abril. Já o Developer Preview tende a ser distribuído a partir de fevereiro.

Mas o Android 13 não ficará no escuro ao logo dos próximos meses. O Google deve liberar duas atualizações trimestrais até março. Vale lembrar que a versão final foi lançada em agosto de 2022.

Android 13 recebeu a sua versão estável em agosto (Imagem: Divulgação/Google)

Android 13 foi liberado em agosto

O Android 13 é a versão mais recente do sistema operacional do Google. Anunciada em maio durante o Google I/O 2022, a geração atual traz alguns melhorias no Material You, com a possibilidade de personalizar ainda mais a interface. O update também garantiu incrementos a tablets para otimizar a multitarefa.

A lista de novidades agrega os avanços em privacidade. Agora, o sistema possui um recurso para impedir que os apps acessem todos os arquivos do celular. Os aplicativos também terão de solicitar a permissão do usuário para emitir notificações, assim como no iPhone.

Como já foi informado, a versão final foi liberada em agosto. Mas não são todos os dispositivos que já receberam a atualização. Todavia, o Google informou que o update chegará em smartphones e tablets da Asus, Motorola, Nokia, OnePlus, Oppo, Samsung, Sony e Xiaomi. 

Com informações: 9to5Google e Android Central

Android 14 já tem data oficial do Google para iniciar teste público


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.