Mi 8 e Mi 9 perdem suporte da Xiaomi e deixam de receber atualizações

Mi 8 e Mi 9 perdem suporte da Xiaomi e deixam de receber atualizações

A exemplo de tantos outros dispositivos, celulares têm um ciclo de suporte. O ciclo de três modelos da Xiaomi acaba de chegar ao fim. Desde o dia 25, os aparelhos Mi 8, Mi 9 e Redmi 7A não recebem mais novas atualizações de segurança ou na interface MIUI.

Review Xiaomi 11 Lite 5G NE: experiência quase premiumReview Samsung Galaxy M53 5G: equilibrando ao máximoMi 9 (imagem: divulgação/Xiaomi)

Essa é uma notícia ruim para os donos desses smartphones, por motivos um tanto óbvios. Sem atualizações de segurança, o aparelho fica mais suscetível a problemas causados por falhas de software. Além disso, novos recursos funcionais deixam de ser oferecidos.

De todo modo, a decisão da Xiaomi não chega a ser surpreendente. Os três aparelhos em questão pararam na interface MIUI 12.5. A MIUI 13, que foi anunciada no final de 2021 e começou a ser enviada em 2022, não foi liberada para eles.

Esse já era um sinal de que o ciclo de suporte do trio estava próximo do fim. Outro é o tempo de mercado que esses celulares têm. O Xiaomi Mi 8 e o Redmi 7A foram lançados em 2018.

Proprietários do Xiaomi Mi 9 podem ficar mais frustrados, afinal, o modelo foi lançado em 2019 e chegou a ser comercializado no Brasil via importação da brasileira DL. Isso significa que, em relação ao Mi 8 e ao Redmi 7A, o Mi 9 teve um tempo de suporte oficial menor.

Redmi 7A (imagem: divulgação/Xiaomi)

A lista EOS da Xiaomi

Você sabe que a Xiaomi lança vários celulares todos os anos. É por isso que a companhia atualiza periodicamente a sua lista de aparelhos EOS (End of Support), isto é, que deixaram de receber suporte oficial.

A atualização mais recente ocorreu nesta semana. Foi nesse update que os modelos Xiaomi Mi 8, Mi 9 e Redmi 7A passaram a constar na lista. Celulares como Mi 9T Pro e Mi 8 Lite também entraram para essa relação em atualizações recentes.

Só para constar, os smartphones que entram para a lista não se tornam imediatamente inúteis. O ponto de preocupação é o já mencionado risco de problemas de segurança causados pela ausência de atualizações de software.

Como instalar o LineageOS e atualizar o seu Android

Para muitos celulares nessa condição, uma alternativa pode ser o uso de uma implementação alternativa do Android, a exemplo do LineageOSesta lista mostra os modelos Xiaomi compatíveis.

Com informações: Gizmochina.

Mi 8 e Mi 9 perdem suporte da Xiaomi e deixam de receber atualizações


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.