O que é QLED? Entenda a tecnologia de tela usada em TVs

O que é QLED? Entenda a tecnologia de tela usada em TVs

QLED ou Quantum Dot Light-Emitting Diodes é uma das diversas tecnologias presentes em televisores atuais que atingem resolução 4K ou superior. Apesar de cada vez mais populares, o termo ainda gera dúvidas. Entenda o que é QLED, seu funcionamento e as principais diferenças em relação a outras tecnologias como Neo QLED, QNED e quais características observar na hora de escolher uma TV nova.

IPS, TN ou VA: entenda as tecnologias de painéis LCDO que é o TFT usado em telas de celulares, monitores e TVs?Samsung QN90B (Imagem: Darlan Helder/ Tecnoblog)

O que é QLED

O QLED pode ser visto como um aprimoramento do LCD. Os pontos quânticos utilizados na tecnologia, são cristais com nanômetros de diâmetro que emitem comprimentos de luz muito específicos. Estes nanocristais são compostos por materiais semicondutores que proporcionam um efeito de confinamento quântico, que ocorre quando os elétrons do material ficam limitados a volumes extremamente pequenos. 

O confinamento quântico permite aos nanocristais, a capacidade de modificar e ajustar o comprimento de onda de luz conforme o seu tamanho, gerando cores diferentes sem a necessidade de combinações químicas.

Embora a tecnologia de pontos quânticos tenha recebido suas primeiras aplicações comerciais em 2013, em aparelhos como a linha Sony Triluminos, os estudos sobre confinamento quântico acontecem desde 1982, quando cientistas russos identificaram o fenômeno.

Em aparelhos com tecnologia QLED, existe uma estrutura feita por uma tela LCD, uma película de pontos quânticos e um backlight composto por LEDs que emitem luz azul.

O backlight é o conjunto composto por uma lâmpada e outros elementos que fornecem a luz necessária para o processo de produção de imagens em displays que não produzem luz própria. Os televisores LCD costumam usar um backlight que emite luz branca, enquanto a tecnologia QLED, utiliza um LED de luz azul. 

Os nanocristais presentes em aparelhos QLED são um dos diferenciais da tecnologia, pois no interior da película, existem cristais específicos que reproduzem tons de vermelho, verde e azul. Este funcionamento evita variações de tom, produzindo cores mais puras, realistas e telas mais brilhantes.

QLED já é o padrão ou ainda existem TVs inferiores?

Samsung Q80R (Imagem: Paulo Higa/ Tecnoblog)

Apesar de estarem ganhando popularidade, as TVs QLED dividem espaço com suas irmãs mais velhas LCD e LED. Essas tecnologias usam uma unidade de iluminação e possuem características parecidas, embora modelos QLED apresentem mais brilho e maior gama de cores.

Além destes modelos, existem as TVs com tecnologia OLED, que produzem imagens através de outro método que resulta em imagens com características diferentes. Portanto, é um pouco complexo definir a qualidade de um aparelho, baseado somente na tecnologia utilizada.

Em uma comparação mais básica, podemos dizer que telas QLED apresentam mais brilho e cores mais vivas, enquanto telas OLED oferecem níveis de preto mais profundos e maior contraste, devido à sua tecnologia de diodos orgânicos iluminados individualmente que permite cada pixel ser acendido ou apagado individualmente.

Como modelos de TVs QLED e LED necessitam de uma fonte de iluminação para produzir imagens, possuem um controle menos preciso de luz do que o apresentado em modelos OLED, resultando em pretos mais acinzentados e menos fiéis.

Em contrapartida, televisores QLED podem oferecer maior gama de cores, mais brilho e costumam ter menos problemas com reflexos na tela, algo que pode torná-los uma escolha interessante para ambientes mais iluminados.

O mais importante na hora da compra, é ficar atento quanto ao fabricante, faixa de preço e especificações técnicas dos modelos analisados, levando em consideração o que seu orçamento permite pagar.

Pontos fortes das TVs QLED

Telas com mais brilho;Maior gama de cores;Preço mais em conta em comparação com TVs OLED;Maior economia de energia em relação aos modelos LED.

Pontos fracos das TVs QLED

Níveis de preto inferiores aos modelos OLED; o preto pode ser acinzentado;Ângulos de visão inferiores aos modelos OLED;Tempos de resposta mais altos que modelos OLED.

Crystal UHD é diferente de QLED?

TV 4K Samsung TU8000 Crystal UHD (Imagem: Paulo Higa/ Tecnoblog)

Crystal UHD é termo que a Samsung utiliza para definir seus modelos de TV LCD mais básicos que utilizam um backlight de LED e atingem resoluções de até 3840 x 2160.

Os aparelhos definidos como Crystal UHD costumam ser mais baratos do que TVs QLED por terem especificações mais modestas e atingirem resoluções máximas de até 4K. Diferente de modelos QLED, que usam pontos quânticos e podem atingir resoluções dinâmicas entre 4K e 8K, dependendo do modelo. 

Especificações técnicas comuns em TVs Crystal UHD:

Taxas de atualização de até 60Hz;4K é a resolução máxima atingida;Não possuem entrada HDMI 2.1.

Qual a diferença da Neo QLED?

TV Samsung Neo QLED QN90B (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Neo QLED é um aprimoramento da tecnologia QLED, implementado pela Samsung em seus aparelhos lançados a partir de 2021.

A principal diferença apresentada no Neo QLED é a utilização de MiniLEDs, que devido ao seu tamanho menor, podem ser agrupados em maior quantidade em zonas de escurecimento, resultando em um controle de luz mais preciso, melhores níveis de contraste e ângulos de visão mais amplos.

QNED é a mesma coisa?

LG QNED com tela Mini LED e resolução 8K (Imagem: Divulgação)

Apesar de as siglas e tecnologias serem parecidas, elas não são iguais. O QNED ou Quantum Nanocell Emitting Diodes é a resposta da LG para o QLED utilizado nas TVs Samsung e de outras fabricantes. A tecnologia usada pela LG combina os pontos quânticos com um backlight de MiniLeds. 

Além da estratégia de marketing para ter um nome diferenciado (mas nem tanto), o QNED da LG, usa a tecnologia Nanocell, criada pela empresa para apresentar cores mais fiéis e melhores ângulos de visão.

Na QLED ocorre o burn-in?

Sim. Em manuais de TVs QLED existem orientações sobre evitar deixar aparelhos em uma imagem estática por longos períodos para evitar o burn-in. No entanto, este problema está mais relacionado a televisores OLED.

QLED é boa para jogos?

Sim. Apesar de TVs OLED apresentarem tempos de resposta mais baixos, existem boas opções na categoria QLED. Na hora de escolher uma TV para jogos, veja se o aparelho possui tempo de resposta baixo e taxa de atualização alta, de preferência que atinja 120Hz.

Com informações: Samsung 1, 2, Display Ninja, Rtings

O que é QLED? Entenda a tecnologia de tela usada em TVs


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.