LibreOffice 7.4 traz suporte a WebP e novos recursos para brigar com Office


Nem parece, mas seis meses se passaram desde o último lançamento. Chegou o momento de uma nova versão. Nesta quinta-feira (18), a The Document Foundation lançou o pacote de escritório LibreOffice 7.4 Community. Suporte a imagens WebP, mais integração com os formatos do Microsoft Office e desempenho melhorado fazem parte das novidades.

O que é e como baixar o LibreOffice [Suite Office Livre]Como calcular média no ExcelLibreOffice 7.4 (imagem: divulgação/The Document Foundation)

A versão é nova, mas a proposta original se mantém. O LibreOffice 7.4 continua oferecendo um conjunto completo de ferramentas de escritório, como editor de texto, planilhas e apresentações.

Você sabe, trata-se de uma suíte que rivaliza diretamente com o Microsoft Office. É por isso que, além de funcionalidades novas e das típicas correções de bugs, a nova versão traz avanços na compatibilidade com formatos como DOCX, XLSX e PPTX.

Sim, toda nova versão promete melhorar o suporte aos formatos do Microsoft Office, simplesmente porque sempre há o que aprimorar. Não estranhe. A própria The Document Foundation explica o motivo:

Os arquivos da Microsoft ainda são baseados no formato proprietário e obsoleto ISO de 2008, e não no padrão aprovado pela ISO [uma organização internacional de padrões], razão pela qual eles escondem um grande número de complexidades artificiais.

Isso causa problemas de uso com o LibreOffice, cujo padrão é um formato verdadeiramente aberto (o OpenDocument Format).

Novidades funcionais

Vamos aos recursos de destaque da nova versão. Para começar, as ferramentas do LibreOffice 7.4 agora aceitam arquivos WebP, formato de imagem que vem sendo cada vez mais usado na internet. Também há suporte a arquivos gráficos EMF e WMF, desenvolvidos originalmente para Windows.

O editor Writer do LibreOffice 7.4 (imagem: Everton Favretto)

Se o LibreOffice 7.3 aprimorou o suporte a bibliotecas ScriptForge, que facilitam o desenvolvimento de macros, a nova versão vai além ao oferecer páginas de ajuda sobre elas.

Sobre as ferramentas do pacote, o editor de textos Writer melhorou o controle sobre alterações de notas de rodapé, traz novas configurações tipográficas para uso de hífen e agora pode funcionar com o corretor ortográfico LanguageTool (embora seja necessário aplicar uma configuração para ativar esse recurso).

Já a ferramenta de planilhas Calc passou a suportar até 16.384 colunas em cada uma delas e traz mais funções no widget AutoSum (para tarefas de soma).

Impress do LibreOffice 7.4 (imagem: Everton Favretto)

Por sua vez, o Impress, para apresentação de slides, tem um novo mecanismo de suporte a temas, que inclui a opção de o usuário definir estilos para páginas mestres.

Outros recursos gerais incluem compatibilidade experimental ao modo escuro dos Windows 10 e 11, além de desempenho geral otimizado (outra característica que sempre é destacada em cada nova versão).

LibreOffice 7.4: onde baixar?

O LibreOffice 7.4 Community já está disponível para download. A suíte tem versões para Windows (32 e 64 bits), macOS (Intel e Apple Silicon) e Linux (64 bits). A novidade conta ainda com suporte a cerca de 120 idiomas, incluindo o português do Brasil.

Nunca é demais relembrar: o pacote tem código-fonte aberto e é totalmente gratuito. Para empresas, a The Document Foundation recomenda o uso da versão LibreOffice Enterprise, que mantém as funcionalidades da edição Community, mas adiciona recursos oferecidos por parceiros.

LibreOffice 7.4 traz suporte a WebP e novos recursos para brigar com Office


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *