O que é o TFT usado em telas de celulares, monitores e TVs?


Na hora de comprar um monitor, TV ou celular é normal ser bombardeado por várias siglas de tecnologias diferentes. A TFT faz parte deste seleto grupo que pode gerar dúvidas e comparações entre a qualidade das telas TFT e LCD. No entanto, será que essas comparações fazem sentido? Entenda o que é TFT, sua relação com LCD e as diferenças ligadas às variações desta tecnologia.

O que é efeito burn in?IPS e VA: entenda as diferenças entre os displays LCDO que é o TFT usado em telas de celulares, monitores e TVs (Imagem: Farzad/ Unsplash)

TFT LCD significa “Thin Film Transistor Liquid Crystal display”. Em português, seria algo como “Display de cristal líquido baseado em transistores de película fina”.

As telas LCD utilizam “cristais líquidos”, materiais transparentes localizados em seu interior que ficam opacos ao receber uma corrente elétrica. Como os cristais líquidos não emitem luz, os aparelhos usam o recurso chamado backlight, uma luz branca localizada atrás da tela que permite o display brilhar para vermos as imagens.

A tecnologia TFT presente nos painéis LCD, utiliza camadas de películas de transistores em um substrato de vidro. Essas telas são compostas por pixels nas cores: vermelho, verde e Azul (o padrão RGB). 

Em telas com TFT, cada transistor fica responsável por controlar o campo elétrico, através dos três capacitores de cristal líquido nas cores vermelho, verde e azul para regular a polarização do material. O grau de polarização do cristal determina a quantidade de luz vinda do backlight que atinge o filtro de cor.

Devido a essa capacidade de controlar individualmente de maneira rápida e direta cada pixel, o TFT também é chamado de tecnologia LCD de matriz ativa.

Telas com TFT são muito utilizadas em smartphones. (Imagem: Sten Ritterfeld/Unsplash)

As telas com tecnologia TFT costumam ter produção mais barata, algo que garante sua popularidade. Outro aspecto de destaque é sua durabilidade em relação a tecnologias como AMOLED que utilizam materiais orgânicos e se degradam mais rápido.

O TFT não se trata de uma nova tecnologia LCD, mas um tipo de semicondutor utilizado em diversas tecnologias presentes em painéis LCD. Portanto, não faz sentido dizer que uma tela IPS LCD é melhor que uma TFT: seria como falar “o Ubuntu é pior que o Linux”.

Na verdade, o TFT é uma técnica bastante ampla que pode ser aproveitada até em painéis AMOLED. Saber apenas que um painel é TFT não é um indicativo de sua qualidade.

As variações de TFT: aSi, IGZO e LTPS

aSi

TFT aSi é a tecnologia de TFT mais antiga em que os transistores são feitos de silício amorfo, que não possuem uma ordem certa de alcance e formam uma rede aleatória. Seu baixo custo de produção, permite grande escalabilidade produção, sendo muito utilizada em equipamentos de qualquer tamanho.

LTPS 

LTPS ou Polissilício de baixa temperatura é uma atualização do silício amorfo. Seu processo de produção é mais complexo, exige temperaturas de processamento mais altas, além de ser mais caro. Como resultado, o LTPS conta com elétrons 50 vezes mais rápidos do que os encontrados em aSi.

Ok, isso não diz muita coisa. Entretanto, trazendo para o mundo real, significa que é possível produzir TFTs menores, gerando telas com resolução maior, mais brilhantes e taxas de atualização mais rápidas. Devido ao seu custo mais alto, esse tipo de TFT costuma ser utilizado em equipamentos menores.

IGZO

Produtos com tecnologia IGZO (Imagem: Reprodução/ Sharp)

IGZO é uma tecnologia mais recente de transistores provenientes da combinação de elementos como índio, gálio, zinco e oxigênio. Essa tecnologia é licenciada por Samsung e Sharp. 

Embora não seja uma tecnologia completamente nova, uma de suas principais características é entregar cores tão fiéis e vibrantes quanto painéis aSi, porém com economia de energia muito maior. 

O ponto negativo, ao menos por enquanto, é seu custo de produção muito acima das demais categorias de TFT, devido ao uso de metais mais raros como índio e gálio. Esse tipo de transistor também pode ser aplicado em painéis. IPS, VA, TN e OLED.

E onde entram IPS, VA e TN?

IPS, VA e TN são tecnologias de painéis LCD bastante populares que podem confundir um pouco a nossa cabeça na hora de escolher um monitor ou TV, por isso montamos um texto que ajuda a esclarecer as diferenças entre IPS, VA e TN.

O que é melhor: TFT ou LCD?

Não se trata de uma disputa, pois o TFT é uma tecnologia de semicondutores utilizados em monitores com painéis LCD.

Com informações: Sharp, Samsung, Display Ninja

O que é o TFT usado em telas de celulares, monitores e TVs?


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *