Como desativar os posts recomendados do Instagram


É comum que o Instagram recomende publicações com base em fotos ou vídeos que o usuário curtiu. Se você, no entanto, não quer mais que essas postagens apareçam em seu feed, saiba que é possível ocultá-las por 30 dias, por meio da opção “modo soneca”. Abaixo, explicamos em detalhes como desativar os posts recomendados do Instagram, acionando essa função da plataforma.

Instagram anuncia fotos do feed e Reels exclusivos para assinantesComo adicionar um perfil aos seus favoritos do Instagram

Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Tempo necessário: 2 minutos.

Para desativar os posts recomendados do Instagram por 30 dias, siga os passos abaixo:

Oculte um post recomendado:

Abra o Instagram e faça login na plataforma. Role o feed para encontrar um post recomendado e toque no “x”, em frente a frase que explica porque ele está sendo recomendado para você;

Ative o modo soneca:

Após ocultar a recomendação no passo 1, repare que aparecem outras opções relacionadas à postagem. Toque em “Ativar modo soneca para todas as publicações sugeridas no feed por 30 dias”;

Confirme a desativação:

Pronto, uma informação aparecerá na tela avisando que você não verá mais sugestões de publicações por 30 dias. Caso tenha se arrependido da decisão, toque em desfazer. Se tiver certeza, continue a utilizar a plataforma normalmente.

É importante ressaltar que esse “modo soneca” só pode ser ativado em postagens recomendadas. Essas postagens são aquelas que aparecem no feed porque o usuário curtiu alguma publicação relacionada, o que faz com que o Instagram entenda que ele também pode ter interesse por aquela foto ou vídeo.

O mesmo, no entanto, não vale para posts patrocinados, que aparecem no feed porque seus perfis pagaram para ter aquela foto ou vídeo veiculado. Nessa situação, as postagens não podem ser ocultadas e nem possuem “modo soneca”.

Como funciona a recomendação do Instagram?

O Instagram está longe de ser o único aplicativo que trabalha com recomendações. Redes sociais em geral e serviços de streaming são alguns dos exemplos mais comuns de plataformas que também sugerem conteúdos de maneira estratégica.

Os sistemas de recomendação utilizados por cada uma delas, no entanto, podem variar, e uma mesma plataforma pode utilizar as informações obtidas de maneira distinta, de acordo com o seu intuito.

No caso do Instagram, por exemplo, para além das postagens do feed declaradamente recomendadas, as sugestões feitas na aba Explorar e no Reels e até a própria disposição da timeline atendem a propósitos diferentes, ainda que todas mostrem conteúdos do interesse do usuário.

Aqui no Tecnoblog, já explicamos de maneira detalhada como o Instagram sugere posts em cada uma dessas áreas, além de mostrar como é possível ajudar a rede social a melhorar essas recomendações.

Nesse texto, deixamos claro quais critérios são levados em conta para cada uma dessas seções e mostramos quais são os sinais utilizados pela plataforma para detectar a relevância de um post para um usuário.

Como desativar os posts recomendados do Instagram


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *