Claro ativa 5G na frequência de 3,5 GHz em mais três capitais


Aos poucos, o 5G na frequência de 3,5 GHz vai chegando a mais cidades. Depois de Brasília (DF), é a vez de Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) receberem a tecnologia. A Claro ativou a rede nas três capitais nesta sexta-feira (29). TIM e Vivo também ligaram as antenas.

mmWave: o que são as ondas milimétricas que fazem o 5G funcionar em frequências altasO que é 5G DSS? [Espectro dinâmico]Claro Celular (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Claro chama seu 5G na frequência de 3,5 GHz de 5G+. É uma forma de diferenciar do 5G DSS, que foi lançado há dois anos e compartilha as frequências do 4G, o que o impede de atingir grandes velocidades.

Por enquanto, a rede de quinta geração em frequência exclusiva está disponível em apenas alguns bairros das três capitais.

Bairros de Belo Horizonte com 5G da Claro

SavassiLourdesSanto AgostinhoBoa ViagemOuro PretoBandeirantesSão BentoBarragem Santa LúciaMinaslândiaAlípio de MeloManacásProvidênciaSão GonçaloSão BernardoHeliópolisParaísoHospital da Baleia

Bairros de João Pessoa com 5G da Claro

AeroclubeManaíraTambaúJardim OceaniaAltiplano Cabo BrancoBrisamarBairro dos EstadosMiramar

Bairros de Porto Alegre com 5G da Claro

HigienópolisMoinhos de VentoJardim EuropaBoa VistaMont’SerratAuxiliadoraBela VistaPetrópolisTrês FigueirasRio BrancoTristezaVila Assunção

Standalone precisa de plano especial

A Claro destaca que não é preciso mudar plano, alterar contrato ou trocar o chip para usar o 5G+: basta ter um aparelho compatível.

Como o Tecnoblog apurou há algumas semanas, quando o 5G foi lançado em Brasília, isso não vale para o padrão Standalone (SA).

O SA usa núcleo de rede exclusivo, ao contrário do Non Standalone, que compartilha o núcleo de rede com o 4G. Na Claro, a tecnologia está disponível apenas em um plano que custa R$ 149,99 mensais, no débito automático, e demanda a troca do chip.

A compatibilidade com o 5G SA também é mais limitada: apenas aparelhos de topo de linha costumam funcionar com esse padrão, e geralmente demandam atualizações de software.

Esta semana, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou que vai falar pessoalmente com a Apple para que o update seja liberado.

De qualquer forma, a diferença entre NSA e SA tende a ser pequena. Os dois têm velocidades altas, mas a latência do SA pode ser um pouco menor.

A Claro não é a única operadora a oferecer o 5G nessas cidades. TIM e Vivo também ativaram suas redes.

Claro ativa 5G na frequência de 3,5 GHz em mais três capitais


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *