Como instalar Windows em um PC com Linux


Várias fabricantes vendem notebooks com Linux como uma forma de baratear o preço do produto final — afinal, o sistema é livre e gratuito. Porém, muita gente prefere ou precisa do Windows, o sistema operacional de computadores mais popular do mercado. Se este é o seu caso, vamos ensinar como instalar o Windows em um PC com Linux.

Como instalar o Ubuntu [Linux]Como comprar uma licença do WindowsWindows (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Para este tutorial, instalamos o Windows 10 em uma máquina com Ubuntu 20.04.3 LTS. As instruções podem variar de acordo com os sistemas ou mesmo com a fabricante do computador.

Tempo necessário: 3 horas.

Faça um backup

Em primeiro lugar, se você chegou a usar seu computador com Linux, precisa fazer um backup dos seus arquivos.

Neste tutorial, apagaremos o sistema para instalar o Windows, e você perderá todas as suas informações. Então, copie o que for importante em um pendrive, HD externo ou nuvem (Google Drive, OneDrive, Dropbox ou similares).

Compre a licença do Windows

Depois, é hora de comprar a licença do Windows. Ao contrário do Linux, o Windows é um sistema pago, e você precisa ter a chave de produto para usá-lo. O site da Microsoft é o meio mais seguro para adquirir sua licença.

Crie o pendrive bootável em um PC com Windows

Feito isso, é hora de começar. Para instalar o Windows no Linux, você precisará de uma mídia de instalação.

É possível criá-la usando um pendrive. São necessários no mínimo 8 GB. Além disso, o conteúdo dele será apagado, então copie os arquivos para outro pendrive ou para uma pasta na nuvem.

Infelizmente, os métodos para isso no Linux não são muito confiáveis — todos os que testamos tiveram problemas.

A solução é mesmo recorrer a um computador com Windows. Pode ser um notebook antigo aí na sua casa, ou então pedir um favor a um amigo ou familiar.

Baixe a ferramenta

Em um computador com Windows, acesse o site da Microsoft e faça o download da ferramenta de criação de mídia de instalação.

Rode a ferramenta

Após o download, abra o arquivo. Aceite os termos de uso, se necessário, e escolha a opção “Criar mídia de instalação (pendrive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador”.

Selecione as opções

Na tela seguinte, escolha as opções adequadas para seu computador. Se você está em uma máquina recente, as recomendações provavelmente servirão.

Comece a criação do pendrive bootável

Conecte seu pendrive e escolha a opção “Unidade flash USB”.

Escolha a unidade de disco

Depois, escolha o pendrive que você conectou. Na grande maioria dos casos, ele será o drive “D:” e deve aparecer debaixo de “Unidades removíveis”.

Aguarde a criação da mídia de instalação

Após clicar em “Avançar”, o processo começa. Ele pode demorar cerca de 30 minutos. Quando estiver concluído, você verá a mensagem “Sua unidade flash USB está pronta”.

Reinicie o computador para começar a instalação

Neste momento, você já tem o pendrive bootável para instalar o Windows no Linux.

Reinicie o computador sem desconectar o pendrive.

Na tela de apresentação do computador, entre nas configurações de boot, usando o botão F2, F10 ou F12 — isso pode variar, dependendo da marca do seu computador. Nela, escolha a USB como primeira opção de boot. Salve as configurações e saia dessa tela.

Se tudo correr bem, o computador vai ler o pendrive bootável e iniciar a instalação do sistema.

Selecione o idioma

Na primeira tela, escolha idioma, formato de hora e moeda, e teclado.

Opte pela instalação

Depois, escolha a opção “Instalar agora”.

Digite a product key do Windows 10

Se você já comprou a chave do Windows 10, é hora de digitá-la. Caso contrário, é possível prosseguir com a instalação, mas ela será necessária para usar o sistema.

Selecione a versão do Windows 10

Escolha a versão do Windows 10 que você deseja instalar. A Home é a mais indicada para uso pessoal.

Leia e aceite a licença

Marque a caixa “Aceito os termos de licença” e clique em “Avançar”.

Apague as partições atuais

É hora de escolher em que disco e partição o Windows será instalado. Neste tutorial, optamos por simplificar as coisas e vamos apagar tudo que está no disco. Selecione uma a uma as partições e clique em “Excluir”.

Escolha o espaço não alocado

Depois de apagar as partições, você terá apenas um espaço não alocado. Selecione-o e clique em “Avançar”.

Selecione o país

Após algum tempo, você começará com os procedimentos básicos da instalação. Escolha o país onde você está.

Encontre o layout do teclado

Agora, é hora de escolher o layout de teclado correto. Se você comprou um notebook no Brasil, muito provavelmente ele usará o ABNT ou ABNT2 no idioma português.

Conecte-se a sua rede

O instalador do Windows também precisa se conectar à internet. Se você está conectado à rede via cabo, isso deverá acontecer automaticamente. Caso contrário, selecione sua rede Wi-Fi e digite a senha.

Crie uma conta Microsoft ou use a que você já possui

Agora, é hora de entrar com sua conta Microsoft. Se você tem um e-mail @hotmail ou @outlook, tem uma conta Microsoft — é só digitar o e-mail e a senha. Também dá para criar uma conta, caso você não tenha uma ou não queira usar a que você possui.

Cadastre um PIN

Você também precisará criar um PIN, isto é, uma senha para proteger o acesso ao sistema.

Configure o acesso à localização

Nos próximos passos, você vai configurar diversas opções relacionadas à privacidade e à segurança. Mais tarde, quando o sistema estiver instalado, é possível alterá-las. A primeira é o acesso à localização. Ele pode ser necessário para usar alguns aplicativos, como mapas.

Escolha se seu computador pode ser encontrado remotamente

Depois, você deve escolher se permite que seu dispositivo seja localizado remotamente. Isso pode ser útil caso você perca seu notebook ou seja roubado.

Compartilhe (ou não) dados anônimos com a Microsoft

É possível permitir que a Microsoft tenha acesso a dados do seu computador para melhorar o sistema. Se você não se sente confortável com isso, escolha não compartilhar.

Ative ou desative as IDs de anúncio

As IDs de anúncio são usadas para mostrar propagandas mais afinadas com seus interesses, mas também representam um risco à sua privacidade. Escolha a opção que deixa você mais confortável.

Veja demonstrações do sistema

Se você nunca usou o Windows ou quer descobrir o que o sistema oferece, marque as opções de seu interesse nessa página para ser levado a um tour dos recursos. Aqui, optamos por ignorar.

Conecte seu smartphone

Se seu celular é Android, você pode conectá-lo ao Windows para ter acesso fácil a fotos, notificações e mensagens. Também é possível configurar isso depois da instalação do sistema.

Experimente o Microsoft 365

O Windows 10 vem com um mês de teste do Microsoft 365, que inclui o pacote Office. Você pode aceitar ou recusar.

Teste o Game Pass

A Microsoft também oferece o Game Pass a um preço promocional com o sistema. Aceite ou recuse, como preferir.

Ative a Cortana

O Windows 10 conta com a assistente de voz Cortana, a concorrente da Alexa, da Siri e do Google Assistente. Você pode ativá-la agora ou deixar para testá-la mais tarde.

Use o Windows 10

Parabéns, você acaba de instalar o Windows no Linux. O sistema oferece maior compatibilidade com programas, serviços e arquivos, além de rodar em uma interface familiar e bastante amigável.

Posso instalar o Windows 11 no Linux?

Pode! Este tutorial optou pelo Windows 10, mais estável e ainda o preferido da maioria dos usuários. Dito isso, é totalmente possível instalar o Windows 11 no Linux. Os passos são parecidos — a compra da licença e o download da ferramenta de criação de mídia são as principais diferenças.

Se você já instalou o Windows 10, também pode atualizar para o Windows 11 de graça.

Quero voltar a usar o Linux. Posso instalá-lo novamente, sem remover o Windows?

Sim, você pode. Existe um tipo de instalação chamado dual boot, que deixa o Windows e o Linux na máquina. Ao iniciar o computador (dar o boot), o usuário escolhe qual sistema quer usar.

Como instalar Windows em um PC com Linux


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *