Apple contrata ex-executivo da Lamborghini para projeto de carro elétrico


A Apple quer acelerar o desenvolvimento do seu carro elétrico autônomo. Para ajudar no processo de construção do modelo, a gigante de Cupertino contratou um ex-executivo da Lamborghini especialista em chassi e design. O veículo, conhecido popularmente como Apple Car, pode ter a produção em massa iniciada até 2025.

Como funciona um carro elétrico?Como saber se um carro é roubado pela placa [App Sinesp Cidadão]Renderização do possível Apple Car baseada em patentes (Imagem: Reprodução/Vanarama)

Segundo a Bloomberg, o contratado da vez foi Luigi Taraborrelli, executivo que trabalhou na Lamborghini por 20 anos e deixou a empresa em maio de 2022.

Enquanto estava na montadora italiana, Taraborrelli ajudou a liderar projetos de componentes de suspensão, sistemas de direção e tecnologias de assistência ao motorista, por exemplo. Alguns modelos que trazem seus esforços incluem: o SUV Urus, Huracán Coupé, Performante e Aventador Coupé, além de projetos de séries limitadas, como o Huracán Sterrato.

A chegada de um executivo com anos de carreira sugere que a Apple está comprometida em produzir seu próprio carro elétrico autônomo. No entanto, esse projeto, chamado até então de Titan, vem apresentando altos e baixos desde o lançamento em 2014, com a empresa adiando a chegada ao mercado devido a problemas e perda de funcionários importantes para o desenvolvimento do carro.

Um deles foi Doug Field, executivo de engenharia que liderava os Projetos Especiais da Apple, uma equipe que também estava trabalhando no Apple Car. Ele foi contratado pela Ford em setembro de 2021 e sua saída, aparentemente, impactou o andamento do projeto.

De qualquer forma, a empresa da maçã fez algumas contratações e nomeações importantes no ano passado, deixando Kevin Lynch, um dos seus principais executivos de software, como supervisor do projeto. Em maio, a Apple também contratou Desi Ujkashevic, ex-diretora global de engenharia de segurança da Ford.

O que esperar do Apple Car

Possível interior do Apple Car (Imagem: Reprodução/Vanarama)

Ainda não há muitas informações sobre o suposto Apple Car, mas segundo um relatório publicado pelo The Information, ele deve trazer quatro assentos, teto curvo e porta-malas com detecção de movimento para facilitar a abertura.

O documento também afirma que a gigante de Cupertino vem pressionando a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias dos Estados Unidos para liberar um veículo sem volante e pedal de freio.

O analista Ming-Chi Kuo revelou que a empresa pretende iniciar a produção em massa até 2025, mas considerando que o projeto já enfrentou diversas mudanças de liderança e outros problemas técnicos, é possível que o prazo de lançamento continue sendo adiado.

Com informações: MacRumors, TechCrunch e Bloomberg.

Apple contrata ex-executivo da Lamborghini para projeto de carro elétrico


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *