WhatsApp libera migração de conversas do Android para o iPhone


A espera acabou: o WhatsApp enfim liberou a ferramenta de migração para todos os usuários. Nesta quarta-feira (20), a equipe do mensageiro anunciou que já é possível usar o recurso para levar as mensagens e outras informações do Android para o iPhone. Antes, o procedimento estava limitado a quem fazia o caminho contrário.

Como usar o WhatsApp em 5 passos [Guia p/ Iniciantes]Como transferir conversas do WhatsApp entre Android e iPhoneWhatsApp enfim disponibiliza migração de mensagens para todos os usuários (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A liberação parte de um tweet publicado no perfil do mensageiro. Segundo os responsáveis pelo app, os usuários poderão “transferir todo o seu histórico de chat do Android para o iOS e vice-versa”. Assim, será possível alternar entre os sistemas operacionais nativamente sem o risco de perder todo o histórico de mensagens.

A novidade dá sequência à liberação do recurso, oficializado no ano passado em um evento da Samsung. Em agosto de 2021, a função permitia apenas a migração do Android para iPhone. O mensageiro, no entanto, prometeu que a ferramenta seria atualizada para fazer a transferência nas duas direções.

A promessa foi parcialmente cumprida em junho. Naquela época, os usuários ganharam a possibilidade de fazer a migração do Android para iPhone através do app Migrar para iOS, da Apple. Mas a ferramenta ainda estava em testes.

Agora, já é possível migrar tanto do Android para o iPhone quanto do iPhone para o Android. E sem usar o WhatsApp Beta!

Ferramenta para transferir histórico de conversas começou a ser liberado em 2021 (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

WhatsApp: saiba como migrar dados do Android para iOS

A atualização é uma boa notícia para quem deseja experimentar um sistema operacional diferente. Afinal, um dos maiores gargalos nesse processo era levar o histórico de mensagens do WhatsApp. Mas, felizmente, a equipe do WhatsApp ouviu os usuários e liberou um dos recursos mais solicitados, especialmente quando o app era comparado ao Telegram.

O procedimento é nativo e Tecnoblog já explicou como é realizado do Android para o iPhone. Mas o passo a passo é um pouco diferente quando você quer ir do iPhone para o Android. Comecemos pelos pré-requisitossegundo uma página de suporte do WhatsApp:

Ter um celular com Android 5.0 (Lollipop) ou posterior;Ter um iPhone com iOS 15.5 ou posterior;Instalar o app “Migrar para iOS” no celular Android;Instalar a versão 2.22.10.70 ou posterior do WhatsApp no iPhone;Instalar a versão 2.22.7.74 ou posterior do WhatsApp no celular Android;Usar o mesmo número de telefone já utilizado na sua conta do WhatsApp no novo smartphone.

A lista de pré-requisitos não para por aí. Segundo o WhatsApp, “para emparelhar seu iPhone com o app Migrar para iOS e transferir os dados do aparelho Android, o iPhone precisa estar com as configurações de fábrica”. Além disso, os dois smartphones precisam estar conectados ao carregador e à mesma rede Wi-Fi.

“Caso contrário, será necessário habilitar o Acesso Pessoal no iPhone e conectar o aparelho Android à sua rede”, afirmaram.

Cumprido todos os requisitos, agora é hora de iniciar a migração. Saiba como:

Abra o app “Migrar para iOS” no celular Android e siga as instruções exibidas na tela;Insira o código exibido no iPhone no celular Android;Toque em “Continuar” e siga as instruções exibidas na tela;Selecione o WhatsApp na tela “Transferir dados”;No celular Android, toque em “Iniciar”;Aguarde enquanto o WhatsApp prepara os dados que serão transferidos;Sua conta do WhatsApp será desconectada do celular Android quando os dados estiverem prontos;Toque em “Avançar” para voltar ao app “Migrar para iOS”;Toque em “Continuar” para transferir os dados do celular Android para o iPhone;Aguarde até que o app “Migrar para iOS” confirme que a transferência foi concluída;No iPhone, instale a versão mais recente do WhatsApp pela App Store;Abra o WhatsApp e acesse a sua conta usando o mesmo número de telefone já utilizado no celular Android;Toque em “Iniciar” e aguarde a conclusão do processo.

Pronto, as suas conversas do WhatsApp já estarão disponíveis no iPhone!

WhatsApp não migra histórico de ligações e de pagamentos (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

E o que acontece com os dados migrados?

O documento do WhatsApp ofereceu mais detalhes sobre a migração. Segundo o mensageiro, “os dados transferidos não são armazenados na nuvem após a transferência”. Assim, após a transferência de um smartphone para outro, você precisa habilitar o backup na nuvem, cujos dados serão guardados no iCloud. 

“O WhatsApp não pode ver os dados transferidos”, ressaltaram. “Seus dados continuarão disponíveis no aparelho Android. Se você não deseja ter seus dados nesse aparelho, apague todos os dados e o WhatsApp.”

A página de suporte ainda citou os dados que podem e não podem ser transferidos. Confira:

O que é possível migrar: mensagens pessoais (conversas individuais e em grupos), foto de perfil, arquivos de mídia e configurações;O que não é possível migrar: mensagens de pagamentos entre usuários, nome de exibição e o histórico de ligações.

WhatsApp libera migração de conversas do Android para o iPhone


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *