Android 13: Google libera Beta 4, última versão antes de lançamento oficial

Android 13: Google libera Beta 4, última versão antes de lançamento oficial

A semana está cheia de novidades para os sistemas operacionais de celulares. O Google liberou nesta quarta-feira (13) a versão Beta 4 do Android 13. Ela é a última antes do lançamento oficial, que deve chegar nas próximas semanas, segundo a empresa. A atualização traz os toques finais no sistema para os desenvolvedores poderem atualizar seus aplicativos.

Como esconder aplicativos no celular AndroidComo liberar ou bloquear permissões de apps no AndroidAndroid 13 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Beta 4 do Android 13 está disponível para a linha Pixel do Google, do Pixel 4 em diante, tanto por imagens de fábrica para instalação direta quanto por atualizações “over the air”, baixadas diretamente para o dispositivo.

Celulares de outras marcas também podem receber o sistema, mas é preciso consultar diretamente os sites das fabricantes e, em alguns casos, se inscrever como desenvolvedor. Xiaomi, Lenovo e Nokia são algumas das participantes do programa.

O que há de novo no Android 13 Beta 4

O Google diz ter consertado problemas no pareamento de Bluetooth, no app Google Câmera, nas informações sobre o sistema e na tela de reprodução.

Em termos de novidades, a empresa destaca algumas do sistema, mas não especificamente desta versão beta:

mudanças nas permissões para notificações;seletor de fotos para evitar que apps tenham acesso a todas as imagens da galeria;temas que incluem apps de ícones;suporte a idiomas diferentes por app;HDR em vídeos;Bluetooth LE para áudio;MIDI 2.0 via USB;melhorias nos recursos do Android 12L dedicados a tablets e aparelhos com telas grandes.

Possivelmente há alguns detalhes novos aqui e ali, que descobriremos à medida que entusiastas e profissionais testarem o Beta 4 ao longo dos próximos dias.

Nos bastidores da plataforma, a companhia ressalta que APIs do SDK e do NDK já estão em suas versões finais, assim como alguns comportamentos do sistema e restrições a interfaces. Para desenvolvedores, isso significa que a versão está bem preparada para testar a compatibilidade de aplicativos.

Com informações: Android Developers Blog, Android Central, 9to5Google.

Android 13: Google libera Beta 4, última versão antes de lançamento oficial


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.