Galeria e teclado da linha Samsung Galaxy vão reconhecer textos de imagens

Galeria e teclado da linha Samsung Galaxy vão reconhecer textos de imagens

Samsung está preparando a One UI 5 para seus celulares e tablets. Mas não é preciso esperar para bisbilhotar os detalhes da interface: o 9to5Google revelou algumas novidades que serão implementadas na sucessora da One UI 4. Entre elas, está uma função para converter imagens em textos, assim como no iOS 15 do iPhone.

Como atualizar o Android de um celular Samsung GalaxyComo escanear documentos pelo celular Android ou iPhoneSamsung já prepara sucessora da One UI 4 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O vazamento veio a público na sexta-feira (8). Segundo Max Weinbach no site, a Galeria da nova versão da interface terá uma ferramenta de OCR (Optical Character Recognition). Com ela, os usuários poderão copiar textos de imagens sem precisar de outros aplicativos, ação que antes era atribuída apenas ao Bixby Vision.

A função será levada para outras instâncias. É o caso do teclado: ao ativar o recurso, os usuários só precisam usar a câmera para copiar o texto e colar em outros apps. Assim, será possível anotar números de telefone ou endereços inscritos em cartazes, por exemplo, sem precisar digitá-los manualmente no smartphone.

Galeria da One UI 5 (direita) terá opção para reconhecer textos de imagens como no iOS 15 (esquerda) (Imagem: Reprodução/Tecnoblog e 9to5Google)

Sucessora da One UI 4 pode ficar mais próxima do iOS 15

A atualização tende a deixar os celulares mais próximos do iPhone. Afinal, este é um dos principais recursos do iOS 15: em 2021, o sistema foi anunciado com a ferramenta de OCR em quase todas as instâncias. O mesmo acontece no macOS Monterey, já que também é possível selecionar textos de imagens no próprio Safari, por exemplo.

Este incremento oferece uma perspectiva extra aos smartphones da Samsung. Quando o iOS 15 foi lançado, o recurso fez bastante falta depois que usei Android entre novembro e janeiro, pois me acostumei a copiar textos em fotos. Não à toa, o OCR nativo se tornou um baita aditivo quando precisei montar um fichamento.

Só fico me perguntando como será a precisão e torço para ser bem apurado. Isto porque, no iOS e no macOS, muito raramente tenho problemas com reconhecimento de caracteres, independente do idioma e do processador – no Mac, é possível usar a ferramenta até em modelos com Intel. Já consegui selecionar trechos de imagens em chinês e russo, por exemplo, para posteriormente levá-los ao Google Tradutor.

Assim como no iPhone (esquerda), teclado da One UI 5 (direita) vai usar câmera para OCR (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Atualização pode trazer pequenas mudanças no visual

Mas esta não foi a única novidade revelada pelo site. Weinbach também antecipou outras mudanças, como algumas intervenções no design da central de notificações: na One UI 5, os avisos serão exibidos com o ícone do app maior, no canto esquerdo. As imagens também serão padronizadas em um recorte circular na direita.

Os alertas para solicitar permissões passarão por uma leve mudança. Em vez de aparecer na porção inferior, a caixa de diálogo será exibida mais ao centro da tela, o que deve melhorar a experiência de uso. Tanto o texto explicativo quanto os botões “Permitir” e “Não permitir” também se tornarão mais chamativos.

A Samsung ainda vai implementar novos gestos para a multitarefa. Outras novidades ficam pela opção para ativar e desativar o UWB nas definições de rede e a possibilidade de ver os apps em execução nas configurações rápidas. A sucessora da One UI 4 também vai facilitar o acesso ao painel de privacidade e segurança.

One UI 5 vai trazer algumas mudanças no design (Imagem: Reprodução/9to5Google)

E quando a One UI 5 chega?

Por ora, estas mudanças ainda não foram confirmadas pela fabricante. Mas, a julgar pelo histórico de acertos do Max Weinbach, as novidades só não devem aparecer caso a Samsung mude de ideia antes do lançamento. Afinal, a One UI 5 ainda está em desenvolvimento e só vai ganhar o seu primeiro beta público nas próximas semanas.

A expectativa é de que a interface seja revelada junto ao lançamento do Android 13 aos celulares da Samsung.

Com informações: 9to5Google

Galeria e teclado da linha Samsung Galaxy vão reconhecer textos de imagens


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.