Como limpar o cache do Safari no Mac

Como limpar o cache do Safari no Mac

Safari é um dos principais navegadores para quem usa Mac. Assim como em qualquer outro browser, os arquivos temporários de sites ocupam espaço de armazenamento, o que pode ser um incômodo a quem está com o SSD bem limitado, por exemplo. Saiba como limpar o cache do Safari no computador da Apple.

Como adicionar extensões no SafariComo mudar o buscador padrão do Safari [iPhone, iPad e Mac]Descubra como limpar o cache do Safari no Mac (Imagem: Brett Jordan/Flickr)

Tempo necessário: 2 minutos.

O processo para excluir os arquivos temporários do Safari é simples. No entanto, é preciso ressaltar que, ao apagar os dados de um site, a ferramenta exclui os cookies, histórico de navegação e demais informações, sem se restringir ao cache. Descubra como limpar cache do Safari no Mac:

Abra as configurações do Safari

Na barra de meus, entre em “Safari” e, depois, clique em “Preferências”;

Vá em “Privacidade”

Agora é só acessar a aba “Privacidade”;

Acesse os dados de sites

Clique no botão “Gerenciar Dados de Sites…”, abaixo da opção “Bloquear todos os cookies”;

Selecione os sites que você deseja excluir os dados

Agora é preciso escolher quais sites terão os dados excluídos de maneira irreversível. Para isto, selecione os domínios desejados;

Exclua os dados de navegação

Clique em “Remover” para excluir os arquivos dos sites selecionados.

Pronto, o cache e as demais informações dos sites selecionados já foram removidos! 

Você também pode apagar todos os dados de navegação guardados em seu computador ao clicar em “Remover Tudo”.

Como limpar o cache do Safari no iPhone

Também é possível apagar o cache do Safari no iPhone. Para isto, basta acessar as configurações do sistema, entrar em “Safari” e tocar em “Limpar Histórico e Dados dos Sites”. Em seguida, você irá apagar todo o histórico de navegação e arquivos temporários guardados no seu celular ou tablet.

Armazenamento cheio? Veja como liberar espaço no Mac

Os arquivos temporários do Safari não são os únicos responsáveis pelo armazenamento cheio no computador da Apple. Além desses dados, o macOS também armazena caches de aplicativos e outras informações, por exemplo. Mas existem algumas rotinas que podem ser feitas para garantir um alívio.

É o caso do monitoramento do armazenamento para saber quais conteúdos mais ocupam espaço no seu computador. A compactação de arquivos é outra alternativa. Você também pode seguir outras dicas para liberar espaço no Mac, como esvaziar a lixeira automaticamente e usar o iCloud ao seu favor.

Com informações: Apple

Como limpar o cache do Safari no Mac


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.