Samsung revela sensor de 200 megapixels para câmera de celulares

Samsung revela sensor de 200 megapixels para câmera de celulares

Samsung apresentou um novo sensor para câmeras de celulares nesta quinta-feira (23). Com 200 megapixels, o Isocell HP3 se destaca por trazer um dos menores pixels da indústria, com 0,56 μm (micrometro). De acordo com a marca sul-coreana, o componente pode ajudar a reduzir os módulos de câmera em até 20%.

O que é megapixel [e quanto maior, melhor a câmera]?Macro, teleobjetiva, ultrawide, ToF: para que servem as lentes do celular?Samsung revela Isocell HP3 com resolução de 200 megapixels e promessa para reduzir o tamanho dos módulos de celulares (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O lançamento dá sequência aos sensores de alta resolução da companha. Assim como o Isocell HP1, revelado no ano passado, o Isocell HP3 oferece uma resolução de 200 megapixels. Mas, apesar do número enorme, esta especificação ajudará a produzir imagens menores com mais qualidade.

Isto será possível graças à tecnologia Tetra Pixel. A solução é capaz de unir quatro pixels de 0,56 μm em um de 1,12 μm para tirar fotos de 50 megapixels. Também é possível reunir dezesseis pixels de 0,56 μm em um de 12,5 megapixels, o que garante imagens de 12,5 megapixels.

E é aí que vem o pulo do gato. Como os pixels ficam maiores, o sensor não só passa a captar mais luz, como oferece imagens com mais riqueza em detalhes. Essa tecnologia, vale lembrar, também aparece em celulares com câmeras de 108, 64, 50 e 48 megapixels da Samsung e de outras marcas, mas em proporções diferentes.

“Com o nosso mais recente e atualizado Isocell HP3 de 0,56 μm e 200 MP, a Samsung avançará para oferecer resoluções épicas além dos níveis profissionais para usuários de câmeras de smartphones”, ressaltou JoonSeo Yim, vice-presidente executivo da equipe de negócios de sensores da Samsung.

Samsung lança Isocell HP3 com 200 megapixels (Imagem: Divulgação)

Samsung Isocell HP3 pode reduzir módulos de câmeras

A Samsung ainda destaca outras vantagens no módulo. Em um comunicado, a companhia disse que o lançamento é 12% menor do que o modelo anterior, o Isocell HP1, com um formato óptico de 1/1,4 polegada. O resultado dessa alteração será encontrado nos módulos de câmeras, que poderá ser reduzido em cerca de 20%.

Mas estas não são as únicas vantagens do novo componente. O Isocell HP3 ainda conta com uma tecnologia para agilizar o foco automático (Super QPD) e para incrementar o alcance dinâmico do sensor (Smart-ISO Pro). Para filmagens, o sensor grava vídeos em 8K em até 30 quadros por segundo (qps) ou 4K em até 120 qps. 

“Amostras do Samsung Isocell HP3 estão atualmente disponíveis, e a produção em massa deve começar este ano”, afirmaram.

Ainda não se sabe qual será o primeiro celular do mercado com o novo sensor. No entanto, confesso que adoraria vê-lo no esperado Galaxy S23 Ultra. Especialmente depois que a Samsung demonstrou o potencial do componente ao imprimir uma foto gigante de um gato.

Samsung revela sensor de 200 megapixels para câmera de celulares


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.