Lenovo anuncia P360 Ultra, workstation poderosa em um gabinete minúsculo


Computadores potentes geralmente precisam de muito espaço para acomodar seus componentes e dissipar o calor que eles produzem. Alguns, porém, conseguem encaixar peças potentes de um jeito compacto. É o caso do novo P360 Ultra, da Lenovo. Esta workstation tem processadores de última geração e placas de vídeo de até 16 GB de RAM em um gabinete pequeno.

Como saber a geração do processador IntelQual a diferença entre CPU, GPU e APU?Lenovo ThinkStation P360 Ultra na comparação com um fone (Imagem: Divulgação / Lenovo)

Como tamanho importa neste caso, vamos às medidas: 22,1 x 20,1 x 8,6 cm. Ela fica, portanto, entre o P360 Tiny e o P360 Ultra. Nesse espaço, a Lenovo permite colocar até mesmo um Intel Core i9 de 16 núcleos da 12ª geração, a Alder Lake.

A caixa compacta é cheia de portas:

sete DisplayPort na traseira, sendo três ligadas à placa de vídeo integrada e quatro do tamanho mini ligadas à dedicada;duas Ethernet, sendo uma de 2,5 Gbps e outra de 1 Gbps;quatro USB-A na traseira e uma na frente;saída para fone na dianteira;duas Thunderbolt 4 na frente.

Há também lugar para dois SSDs M.2 e um HD ou SSD de 2,5 polegadas. Com relação à RAM, tem espaço para até quatro módulos DDR5, totalizando 128 GB.

Limitações

A Lenovo oferece duas opções de GPU. A Nvidia RTX A2000 de 12 GB, uma equivalente à RTX 3050 e RTX 3060, e a RTX A5000 mobile, que deve ter o mesmo desempenho da versão de laptop da RTX 3080.

Uma questão em relação às placas de vídeo é que a Lenovo parece usar um conector proprietário. Assim, não será possível fazer um upgrade no computador com qualquer GPU do mercado, apenas os pacotes que a própria Lenovo lançar.

Interior do Lenovo ThinkStation P360 Ultra (Imagem: Divulgação / Lenovo)

Outra dúvida é como esse sistema vai se comportar em termos de aquecimento e energia. A alimentação é de 300 W, o que é menos que uma GPU de topo de linha usa. Apesar de ser um feito colocar tanto desempenho em pouco espaço, tem coisa que só mesmo um gabinete maior é capaz de fazer.

O ThinkStation P360 Ultra custa a partir de US$ 1.300. A Lenovo não divulgou quais as especificações do modelo de entrada, mas provavelmente ele virá com uma CPU i3 de quatro núcleos e GPU integrada. Nos EUA, ele chega às lojas até o fim de junho de 2022.

Com informações: Lenovo, Ars Technica.

Lenovo anuncia P360 Ultra, workstation poderosa em um gabinete minúsculo


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *