O que é Beyond Banking? Entenda como bancos querem atrair novos clientes

O que é Beyond Banking? Entenda como bancos querem atrair novos clientes

Com a transformação digital acelerada, o setor bancário está investindo em áreas que já não se restringem somente às finanças. Assim surgiu o chamado Beyond Banking, um modelo de negócio em que instituições bancárias oferecem serviços e outros diferenciais que vão além do tradicional. Neste texto, vamos explicar esse conceito e trazer exemplos para você entender como ele pode ser aplicado.

O que é Open Banking?As camadas de segurança do Pix; entenda como o sistema é protegidoO que é Beyond Banking (Imagem: Vitor Pádua/ Tecnoblog)

O que é Beyond Banking

O Tecnoblog conversou com Thiago Charnet, diretor de tecnologia do Itaú Unibanco, que detalhou um pouco melhor o que é o Beyond Banking. Segundo o executivo, esse modelo é como os bancos estão reagindo diante da crescente concorrência no setor. “Em geral, os bancos ampliam suas ofertas de produtos e serviços e vão além do financeiro”, afirmou.

Em um artigo, o banco Santander define Beyond Banking como um “novo modelo de negócios no qual os consumidores recebem um pacote de serviços por meio de um ecossistema de vários provedores”. Isso significa que, por meio de parcerias com outras instituições e empresas, os bancos criam novas soluções para o mercado, disponibilizando cada vez mais produtos das mais variadas áreas para seus clientes.

Trata-se de um movimento que, por mais que não esteja maduro no mercado, é inevitável diante da constante transformação digital. O lançamento do Pix e o avanço do Open Finance, por exemplo, trouxeram maior concorrência entre as instituições bancárias. Agora, elas são pressionadas para diversificar seu portfólio de produtos para manter e chamar clientes, conforme explicou Charnet.

Exemplos de Beyond Banking

O Beyond Banking é um conceito relativamente simples e direto, mas ainda é algo muito amplo. Por isso, a melhor forma de visualizar suas possíveis aplicações é por meio de exemplos práticos.

Segundo Charnet, todos nós esperamos que os bancos ofereçam serviços como contas, cartões de crédito e débito, empréstimos, e outros produtos do universo das finanças. No entanto, as instituições financeiras podem expandir seus produtos para as mais diversas áreas, como tecnologia, saúde, habitação e até mesmo games.

Player’s Bank, do Itaú, é uma conta digital para gamers (Imagem: Divulgação/Itaú)

Na prática, os bancos podem conciliar serviços tradicionais com diversos diferenciais para atrair clientes. O Itaú, por exemplo, anunciou um novo tipo de conta bancária com benefícios exclusivos para gamers em março de 2022. O chamado Player’s Bank oferece um serviço personalizado, com atendimento pelo Discord, rendimento automático no saldo, Pix ilimitado e cartão de crédito sem anuidade.

Além disso, o Itaú prometeu descontos e cashback ao comprar jogos, PCs, peças de hardware, consoles e periféricos com o cartão. A ideia foi oferecer vantagens no dia a dia dos jogadores. Na época, Robson Harada, líder de Growth Marketing do Itaú Unibanco, afirmou que o Player’s Bank seria uma conta digital gratuita com uma dinâmica baseada em games tradicionais, com fases nas quais os clientes evoluem de maneira contínua.

O Nubank é outra instituição financeira que expandiu seu catálogo de serviços para além do tradicional. No final de 2021, a startup firmou uma parceria com gigantes do e-commerce, como Magazine Luiza, AliExpress e Dafiti para criar seu próprio marketplace.

App do Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)

Assim, a fintech passou a oferecer compras online dentro de seu aplicativo com preços especiais, descontos e cupons. Na área “Shopping” do app do Nubank, o usuário pode verificar todas as ofertas disponíveis, escolher uma loja desejada e seguir as instruções para fechar a compra com os descontos listados.

Nesse modelo de Beyond Banking, os bancos e instituições financeiras podem investir em mais estratégias digitais para atrair clientes. Esses exemplos são apenas algumas das várias aplicações possíveis desse conceito. O objetivo é agregar mais valor para o cliente, então podemos esperar a oferta de cada vez mais serviços e produtos que vão além das finanças.

O que é Beyond Banking? Entenda como bancos querem atrair novos clientes


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.