O ProRes é um dos recursos do iPhone 13 Pro que mais chamam a atenção. Com a solução, os usuários podem gravar vídeos com imagens menos comprimidas, o que oferece mais liberdade e qualidade na hora da edição. Descubra, a seguir, o que é o formato ProRes em filmagens feitas pelo celular da Apple.
Como mudar a resolução e formato de vídeo no iPhoneReview iPhone 13 Mini: o monstrinho segue vivo e feroziPhone 13 Pro permite gravar vídeos com o formato ProRes (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Criado em 2007, o ProRes oferece um “desempenho de edição multistream e em tempo real”. Toda essa sopa de letrinhas da Apple serve para dizer que é possível fazer edições de vídeos com qualidade profissional e sem muitos percalços. Além disso, o codec oferece suporte a qualquer resolução, incluindo 4K.
O formato garante mais flexibilidade ao editar vídeos. Segundo a Apple, os quadros são tratados sem relação a outros frames. Isto acontece porque há menos compressão nas imagens, algo similar ao que acontece com as fotos em RAW.
Quais são os formatos ProRes da Apple?
A Apple possui uma vasta lista de formatos ProRes: Apple ProRes 4444, Apple ProRes 422 e suas variantes. Confira as diferenças entre cada opção a seguir, com base em um documento da companhia:
*em 1920 x 1080 pixels e 29,97 fps
iPhones compatíveis com vídeo ProRes
Por ora, apenas o iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro são compatíveis com a gravação de vídeos em ProRes.
Segundo a Apple, para habilitar o formato, é preciso acessar os ajustes de câmera nas configurações do iOS. Em seguida, é só acessar a página “Formatos” e ativar a opção “Apple ProRes”.
Após a ativação, o usuário só precisa abrir o app de câmera, selecionar a opção de filmagem e tocar em “ProRes”. O vídeo poderá ser gravado imediatamente com o novo formato.
A Apple, por outro lado, traz uma advertência: “você não pode usar ProRes com modo Cinema, câmera lenta ou vídeo em time-lapse”.
Usuários precisam ativar o ProRes para usá-lo no iPhone 13 Pro (Imagem: Reprodução/Apple)
Ok, mas onde eu posso reproduzir e editar esses arquivos?
Mas isto não significa que o ProRes só pode ser exibido ou manuseado no iPhone 13.
Segundo a Apple, estes dispositivos são compatíveis com a reprodução e edição do formato:
Mac: computadores com Mac OS X 10.6 e posterior;iPad Pro: de 12,9 polegadas (a partir da 3ª geração) e de 11 polegadas;iPad Air: a partir da quinta geração;iPad Mini: a partir da sexta geração;iPhone: toda a linha iPhone 13.
Já os arquivos podem ser editados no app Fotos, iMovie, Final Cut Pro e outros aplicativos compatíveis com o formato.
O que muda do ProRes para o H.264 e H.265?
Mas como o formato da Apple se diferencia do H.264 e H.265? Bem, a disparidade está justamente no propósito, pois o H.264 e o H.265 visam facilitar o compartilhamento. Ou seja, você até pode perder em qualidade, mas ganha em compatibilidade, pois o H.264 é um dos codecs mais usados do mundo.
O ProRes oferece menos compressão e mais desempenho ao editar os vídeos. Ou seja, você consegue manuseá-los com mais agilidade e sem perda de qualidade. Os arquivos, por outro lado, ocupam mais espaço.
Mas, afinal, eu preciso do Apple ProRes? (Imagem: Divulgação/Apple)
Prós e contras: eu preciso do ProRes?
O formato confere imagens com menos perdas. Se você está filmando para o seu trabalho, faculdade ou apenas quer gravar algo sem compressões, o ProRes pode ser o seu maior aliado. Afinal, você terá muito mais flexibilidade ao editar os vídeos.
O problema é que gravar vídeos com o codec ocupa muito espaço. Não à toa, a Apple exige um iPhone 13 Pro com 256 GB ou mais para fazer capturas em 4K usando o formato. Ou seja, se o smartphone tem 128 GB, as filmagens serão em Full HD.
A Apple até alerta sobre este aspecto nas configurações do iOS: “um minuto de ProRes HDR de 10 bits ocupa aproximadamente 1,7 GB em HD e 6 GB em 4K”.
O ProRes é legal? Sim, demais. Mas você não precisa ativá-lo toda vez que vai registrar a sonequinha do seu gato, por exemplo.