Google usa música de Drake para provocar Apple sobre falta de RCS no iPhone


Na última sexta-feira (17), Drake lançou Honestly, Nevermind, seu sétimo álbum de estúdio. O que ninguém esperava é que uma das novas faixas serviria de base para o Google mandar um “recado” à Apple. O objetivo: convencer a turma de Cupertino a adotar as mensagens RCS (sucessoras do SMS) de uma vez por todas no iPhone.

Como desativar recibos de leitura no iMessage do iPhoneComo salvar as mensagens de áudio do iMessage no iPhoneiMessage (imagem: Rodnae Productions/Pexels)

No dia seguinte ao lançamento do álbum, a conta oficial do Android no Twitter publicou uma mensagem com os seguintes dizeres (em tradução livre): “#TextsGoGreen nos pegou de um jeito diferente, é por isso que tivemos que lançar esta explicação não oficial da letra”.

#TextsGoGreen hit us different, that’s why we had to drop this unofficial lyric explainer video #GetTheMessage pic.twitter.com/dPxt9yZjCG

— Android (@Android) June 18, 2022

O vídeo que acompanha o tweet diz o seguinte (novamente, em tradução livre):

A equipe do Android pensa que a nova música de Drake, “Text Go Green (textos ficam verdes)” é um verdadeiro baque. Ela se refere ao fenômeno de quando um usuário de iPhone é bloqueado. Ou tenta enviar mensagem a alguém que não tem um iPhone.

De qualquer forma, isso é complicado. Apenas uma equipe de engenharia supertalentosa da Apple pode lidar com isso. Porque esse é um problema que só a Apple pode resolver. Eles têm que adotar o RCS, na verdade. Isso tornaria as mensagens de texto mais seguras também. Apenas dizendo. Grande som, aliás!

Para quem não entendeu, vamos ao contexto

No iPhone, o iMessage faz uma mensagem aparecer em um balão verde quando a conversa é feita com alguém via SMS/MMS (geralmente, essa pessoa usa um celular com Android).

O balão verde também aparece quando o destinatário bloqueia o emissor da mensagem. Aparentemente, a música de Drake brinca justamente com isso. O Google aproveitou a referência para dizer que, se a Apple aderir ao RCS, os balões verdes não aparecerão mais em conversas com usuários de Android.

iMessage à esquerda, SMS à direta (imagem: reprodução/Apple)

O que o RCS tem de diferente?

O RCS é uma evolução do SMS, por assim dizer, mas vai além das mensagens de texto. O padrão suporta vídeos, imagens, chat em grupo, entre outros recursos.

Mas oferecer funcionalidades melhoradas é só uma parte da equação. Para ser realmente vantajoso, o RCS precisa ser suportado por operadoras de telefonia e, claro, fabricantes de dispositivos móveis. É aqui que os problemas começam.

No Android, o suporte a RCS já existe. Agora, o Google tenta convencer a Apple a colocar o padrão no lugar do protocolo original do iMessage. Com isso, haveria uma equivalência de funcionalidades de mensagens em ambas as plataformas, incluindo criptografia ponta a ponta e indicativos de leitura.

Seria ótimo se a Apple cedesse aos apelos do Google. Mas é pouco provável que isso aconteça. O iMessage não é muito popular no Brasil, mas é bastante usado em outros países, com grande destaque para os Estados Unidos. A Apple dificilmente abrirá mão dessa hegemonia, não por vontade própria.

Com informações: Android Police.

Google usa música de Drake para provocar Apple sobre falta de RCS no iPhone


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *