Xiaomi Mi 8 e Sony Xperia antigos recebem Android 12 via LineageOS

Xiaomi Mi 8 e Sony Xperia antigos recebem Android 12 via LineageOS

LineageOS 19 chegou a mais celulares da Xiaomi e da Sony. Nesta semana, a nova versão da ROM customizada tornou-se compatível com smartphones mais antigos, como o Mi 8Xperia XZ2 e afins. Além de ser baseada no Android 12, o software oferece algumas ferramentas para quem gosta de personalizar o telefone.

Como instalar LineageOS e atualizar o seu AndroidQuais celulares receberão o Android 12? Veja a lista de confirmadosMi 8 e outros celulares recebem LineageOS 19 baseado no Android (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

O LineageOS é um antigo aliado a smartphones que deixaram de receber atualizações oficiais. O projeto dá uma sobrevida aos celulares e ainda oferece mais liberdade para quem gosta de alterar elementos do sistema operacional. Esta personalização vai desde uma mudança no design da interface até uma otimização, por exemplo.

A lista de dispositivos suportados foi prolongada nessa semana. É o caso do Mi 8um smartphone anunciado em maio de 2018 pela Xiaomi com Qualcomm Snapdragon 845 e Android 8.1 (Oreo) e MIUI 10. O Mi 10 Lite 5G, por sua vez, foi lançado em 2020 com Snapdragon 765G, Android 10 e MIUI 12.

Além da Xiaomi, alguns smartphones da Sony também receberam o suporte oficial ao LineageOS 19 nos últimos dias. Entre eles, está o Sony Xperia XZ2 e o Xperia XZ2 Compactum dos últimos lançamentos da marca japonesa no Brasil. A lista fica completa com o Xperia XZ2 Premium e o Xperia XZ3.

LineageOS 19 já está disponível oficialmente para vários celulares da da Asus, Google, Motorola, Samsung, Xiaomi e afins (Imagem: Divulgação)

LineageOS 19 é baseado no Android 12

O LineageOS 19 foi lançado em abril de 2022. Naquela época, o projeto ofereceu suporte oficial a uma vasta lista de dispositivos da Asus, Google, Motorola, Samsung, Xiaomi e de outras fabricantes. Com a expansão oficial, mais pessoas podem instalar a ROM customizada em celulares e tablets que deixaram de ser atualizados. 

A instalação, por outro lado, não é um processo tão simples assim. Portanto, antes de iniciá-la (por sua conta e risco), leia todas as instruções com calma e baixe os arquivos oficiais no site do projeto. Também é importante fazer um backup de todos os seus dados para evitar perda de informações importantes, conversas do WhatsApp e afins.

Cabe ressaltar que os arquivos para instalar o LineageOS 19 já estão disponíveis para todos os celulares da Xiaomi. Mas a realidade não é a mesma para os smartphones da Sony: ao acessar o site nesta sexta-feira (17), só encontrei pacotes para o Xperia XZ2 Compact e XZ3. Ou seja, dependendo do modelo, será preciso esperar um pouco.

Com informações: XDA-Developers

Xiaomi Mi 8 e Sony Xperia antigos recebem Android 12 via LineageOS


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.