Todos os gestos de trackpad no Mac

Todos os gestos de trackpad no Mac

Uma das maiores vantagens do macOS é a possibilidade de utilizar diversos gestos no trackpad como no iPhone e iPad. Com os computadores da Apple, os usuários podem alternar entre apps, dar zoom em fotos e até mesmo fazer uma busca rápida no dicionário com alguns toques. Conheça todos os gestos de trackpad do Mac.

Como adicionar extensões no SafariComo dividir a tela do Mac e usar janelas lado a ladoConheça todos os gestos de trackpad no Mac e saiba como personalizá-los (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Mac oferece uma vasta lista de gestos. Em alguns casos, as combinações podem ser personalizadas pelos usuários. A seguir, veja as opções disponíveis no macOS separadas pelas abas das Preferências do Sistema.

Cursor e Clique

Pesquisa e detectores de dados: ao posicionar o cursor sobre um texto, por exemplo, e fazer um clique forte com um dedo ou um toque com três dedos no trackpad, os usuários têm acesso ao significado no dicionário, Wikipedia e mais;Clique secundário: trata-se do equivalente ao botão direito do mouse para exibir o menu de contexto. O usuário pode configurá-lo para ser exibido de três formas: clique ou toque com dois dedos e clique no canto esquerdo ou direito inferior;Tocar para clicar: quando ativado, o usuário só precisa encostar no trackpad para fazer um clique, sem a necessidade de pressioná-lo.Configurações de “Cursos e Clique” no trackpad do macOS (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Rolagem e Zoom

Direção da rolagem: define a orientação da rolagem de uma página ao arrastar o trackpad com dois dedos para cima ou para baixo;Ampliar ou reduzir: ativa ou desativa o gesto de pinça para dar zoom em imagens, páginas da web e afins;Zoom inteligente: dá e remove o zoom em imagens e demais conteúdos ao tocar no trackpad duas vezes com dois dedos;Girar: muda a orientação de imagens e demais objetos ao tocar dois dedos no trackpad e girá-los de um lado para outro.Configurações de “Rolagem e Zoom” no trackpad do macOS (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Mais Gestos

Alternar entre páginas: permite voltar a uma página da web ao rolar à esquerda/direita com dois dedos, passar três dedos ou passar dois e três dedos;Alternar entre apps em tela cheia: altera os apps em tela cheia passando ao arrastar três ou quatro dedos entre a esquerda e direita;Central de Notificações: mostra a central de notificações ao passar dois dedos da margem direita para a esquerda;Mission Control: exibe o Mission Control ao passar três ou quatro dedos para cima;Exposé Para o App Ativo: mostra todas abertas janelas do app em primeiro plano ao passar três ou quatro dedos para baixo;Launchpad: mostra o menu de aplicativos ao juntar o polegar e três dedos;Mostrar Mesa: exibe a área de trabalho ao separar o polegar e três dedos.Configurações de “Mais Gestos” no trackpad do macOS (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Como configurar os gestos de trackpad do Mac

Nem todos os gestos estão habilitados nativamente. Mas você pode personalizar as configurações do sistema operacional para que o trackpad funcione conforme as suas vontades. Saiba como a seguir:

Tempo necessário: 1 minuto.

Acesse as configurações do macOS

Clique no menu Apple e entre nas “Preferências do Sistema”;

Abra as definições de trackpad

Na tela inicial das preferências, escolha a opção “Trackpad”;

Escolha a categoria de gestos

Agora é só navegar entre as abas “Cursos e Clique”, “Rolagem e Zoom” e “Mais Gestos” para alterar as configurações;

Altere as configurações

Em seguida, você pode habilitar ou desabilitar gestos do trackpad do macOS. Note que, logo abaixo do nome da opção, você também consegue escolher como o comando será acionado. Mas, infelizmente, nem todas as opções são personalizáveis. 

Pronto, agora é só usar o computador normalmente!

Com informações: Apple (Suporte)

Todos os gestos de trackpad no Mac


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.