O desenvolvimento de um software deve seguir algumas etapas. Para garantir a qualidade, reduzir as chances de erros e facilitar o trabalho dos envolvidos, é preciso elaborar uma documentação contendo a estrutura do projeto. Isso pode ser feito com a UML, uma linguagem de notação essencial em várias etapas da criação de um programa. Mas, afinal, o que é UML? Abaixo, vou te explicar mais detalhes.
O que é o Modelo OSI?O que é Query?O que é UML? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Utilizando uma série de elementos gráficos, como retângulos, setas e linhas, a UML consegue criar diagramas para representar as áreas de um software, suas interações e mudanças. Em outras palavras, ela fornece uma espécie de “desenho” para auxiliar a equipe do projeto a visualizar os aspectos do programa e facilitar a construção.
Assim, os desenvolvedores podem ter uma visão geral do trabalho em diagramas padronizados, evitando problemas comuns no desenvolvimento, como erros nas fases de implementação ou na comunicação entre os envolvidos. Afinal, como se trata de uma linguagem padrão, objetiva e eficiente, ela pode ser facilmente entendida.
Tipos de diagramas UML
Os diagramas são divididos em dois grandes grupos: estruturais e comportamentais. Veja abaixo mais detalhes sobre eles:
Estruturais: os diagramas estruturais conseguem modelar os aspectos estáticos do software, como métodos, interfaces, serviços, arquitetura e classes, por exemplo;Comportamentais: os diagramas comportamentais especificam detalhes do comportamento do software para exemplificar como determinadas funções deverão funcionar, incluindo os possíveis métodos de interação dos usuários.
Quando os diagramas são necessários?
Apesar de a UML ser uma linguagem importante para agilizar o processo de desenvolvimento de um software, ela não é necessariamente obrigatória. Na verdade, seus diagramas costumam ter um uso padrão.
Na maioria dos casos, eles são inseridos em projetos onde os desenvolvedores precisam de uma visão padronizada do trabalho e das especificações; para documentar e visualizar o funcionamento do software ou auxiliar na fase inicial de implementação dos principais recursos.
Usos da UML
Geralmente, a UML é aplicada em sistemas complexos de softwares, atuando em áreas como:
Sistemas corporativos;Serviços bancários e financeiros;Telecomunicações;Transportes;Defesa/espaço aéreo;Vendas de varejo;Sistemas médicos;Serviços de distribuição.
Com informações: UML.