Dall-E Mini é app gratuito que gera a imagem que você quiser com IA

Dall-E Mini é app gratuito que gera a imagem que você quiser com IA

Nesta semana, uma ferramenta um tanto quanto peculiar se popularizou pelas redes sociais. O Dall-E Mini é um inovador e divertido aplicativo web. Estamos falando de um gerador de imagens que usa inteligência artificial para transformar texto em “artes abstratas”. A melhor parte: é gratuito e disponível para qualquer um usar no computador ou smartphone.

Como funciona a inteligência artificial5 exemplos de inteligência artificial no dia a diaAlgumas tentativas de criar um iPhone gigante na cidade de São Paulo no Dall-E Mini (Imagem: Reprodução)

É surpreendentemente simples de usar. Basta acessar o site do app, digitar qualquer frase, por mais louca que seja, e apertar “Run”. Então, a inteligência artificial vai gerar nove imagens diferentes tentando entregar o que você deseja. Não é perfeito, especialmente quando se trata de rostos humanos, mas é certamente divertido. Além disso, o processo pode demorar de alguns segundos até uns bons minutos.

IA gera qualquer imagem, mas não é muito precisa

O Tecnoblog fez seus próprios testes e a popularidade do Dall-E Mini logo se tornou evidente. Foram necessárias várias tentativas para que eu pudesse realmente gerar uma demanda para a inteligência artificial. Cada vez que apertava “Run”, recebia uma mensagem dizendo que “há muito tráfego, tente novamente”. Eventualmente, o processo se iniciava.

Mesmo demorando quase três minutos, consegui gerar uma grade de imagens um tanto quanto distorcidas de um MacBook em baixo d’água. O resultado não é nítido ou muito preciso, por isso se parece mais com uma arte generativa abstrata:

MacBook embaixo da água no Dall-E Mini (Imagem: Reprodução)

No Twitter, os internautas já brincaram muito com a inteligência artificial do Dall-E Mini. Alguns resultados podem ser bizarros e engraçados. Temos, por exemplo:

O Darth Vader tocando guitarra:

everyone posting what theyve done with dall e mini today so here’s what i was doing last night pic.twitter.com/m8ej21I4nj

— Vinny Jazz (@PrisonerOfSleep) June 6, 2022

Kermit, o Sapo, em uma recriação da famosa obra O Grito, de Much:

Dall e mini interpretation of Kermit the frog painted by Munch. @malerlitt#dallemini pic.twitter.com/iZhOQsGihA

— Floris Groesz (@SirJanosFroglez) June 7, 2022

O Gordon Ramsay comendo um Big Mac (assustador, não é?):

this exists now #dallemini pic.twitter.com/PeUtnQ48hK

— (@buxbrosh) June 8, 2022

O Mario e o Sonic em uma parada LGBTQIA+:

I’m so happy they put aside their differences and finally bonded over their shared homosexual experiences. #Pride2022 #SonicTheHedgehog #mario #dallemini pic.twitter.com/ojY7bBstEG

— Muted2 (@MutedNotSuited) June 6, 2022

Como você pode ver, algumas tentativas se saem melhores que outras. Rostos humano ainda são um desafio para a inteligência artificial usada no app, mas coisas mais simples geram resultados surpreendentemente bons. Paisagens, por exemplo, podem resultar em imagens realmente parecidas com pinturas modernistas.

Embora ferramentas desse tipo baseadas em IA já existissem anteriormente, esta é a primeira a ser colocada totalmente de graça e acessível a todos na internet. O site permite, inclusive, que o usuário o use pelo smartphone ou computador, ainda que o resultado saia mais rápido em um PC.

O idealizador do projeto é o programador francês Boris Dayma, que desenvolveu o aplicativo em sua base atual em Houston, Texas, como parte de uma competição de computação de IA realizada pela Hugging Face e pelo Google em julho de 2021.

Google tem projeto parecido

O Google, inclusive, está desenvolvendo um projeto muito parecido com o Dall-E Mini. A empresa também usa inteligência artificial para transformar qualquer texto em imagens. O software chamado Imogen ainda não está no ar, mas seus desenvolvedores já prometem muitas coisas.

O site da ferramenta traz alguns exemplos de como a IA pode criar imagens complexas e surreais, como uma pintura em óleo de uma rainha guaxinim usando um vestido vermelho francês. Há também uma foto de um cachorro Corgi andando de bicicleta na Times Square, usando óculos de sol e chapéu de praia.

Imagens criadas pela inteligência artificial do Google (Imagem: Reprodução/Google)

Diferentemente do Dall-E Mini, o Google promete resultados realmente bem acabados e muito precisos. Na prática, parecem ilustrações profissionais feitas com modelagem 3D ou com fotografias editadas.

A página traz ainda uma pequena demonstração, mas bem mais limitada do que a inteligência artificial promete. Nela, você tem opções de estilo de imagem, animal, roupas, acessórios, atividades e cenários para criar sua imagem.

Com informações: Newsweek

Dall-E Mini é app gratuito que gera a imagem que você quiser com IA


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.