A Apple aproveitou a WWDC 2022 para apresentar o iPadOS 16, versão atualizada do sistema operacional para seus tablets. Para deixar o iPad ainda mais parecido com um notebook, a empresa fez mudanças na interface e aprimorou o recurso de multitarefas no update. A ideia da Maçã é aproximar o sistema do novo macOS Ventura, enquanto se afasta cada do iOS.
Quais modelos de iPad são compatíveis com o iPadOS 15?Como instalar aplicativos do iPhone ou iPad no MaciPadOS 16 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
Com as mudanças do iPadOS 16, a Apple promete facilitar o processo de alternar entre aplicativos em tempo real. Os usuários ainda poderão ver com mais clareza os apps abertos, pois será possível escolher várias formas diferentes de organizá-los na tela por meio do novo Stage Manager.
O recurso de Stage Manager permite aos usuários mudarem as janelas dos aplicativos para o tamanho que quiserem. Com isso, é possível manter diversos programas sobrepostos na mesma tela em vez de apenas dois, como acontece no iPadOS 15.
Ao ativar o Stage Manager, os apps ficam organizados em uma coluna na lateral do display, com um aplicativo principal aberto no meio da tela. Com apenas um clique, dá para alternar entre os programas livremente, auxiliando na produtividade.
Os iPad Pro e Air ainda podem ser conectados a monitores externos para usar o Stage Manager em resoluções de até 6K. Nesse modo, o iPad também funciona como uma tela secundária, permitindo aos usuários arrastarem e soltarem arquivos e apps entre os dois displays.
iPadOS 16 recebe melhorias em aplicativos
O iPadOS 16 também vai incluir atualizações em aplicativos e softwares inéditos, como o app Tempo. No tablet, será possível ver a meteorologia em tempo real, com mais informações na tela do que na versão para iPhone, como mapas de intensidade de chuvas.
Já os aplicativos de Fotos, Mensagens, Mail e Safari irão receber todas as novidades e melhorias apresentadas pela Apple para o iOS 16 e macOS Ventura na WWDC 2022.
Texto em desenvolvimento…
iPadOS 16 fica parecido com macOS graças a novos recursos de multitarefa