iOS 16 é apresentado pela Apple na WWDC 2022; conheça as novidades


Apple anunciou, nesta segunda-feira (6), o iOS 16. A nova versão do sistema operacional deu as caras durante a WWDC 2022 com uma nova tela de bloqueio, melhorias no modo Foco, novos ajustes de privacidade e mais. Ainda em fase experimental, a expectativa é de que a versão final chegue a todos até o fim do ano.

Review iPhone 13 Mini: o monstrinho segue vivo e ferozComparativo: iPhone 13, Mini, Pro ou Pro Max; qual celular comprar?iOS 16 é apresentado na WWDC 2022 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

A atualização dá um refresco aos celulares da Apple. Assim como nas gerações anteriores, a empresa aprimorou diversos recursos de smartphones compatíveis com a nova versão do sistema operacional. Além disso, os usuários também vão receber melhorias, para tornar o iOS ainda mais estável e mais seguro.

É o caso da tela de bloqueio. Com a atualização, os usuários poderão personalizá-la de acordo com a sua vontade. Quer mudar a fonte e a cor do relógio? Basta acessar a área de edição e ajustá-los, assim como no Apple Watch. Além disso, os usuários poderão inserir widgets que irão interagir com o plano de fundo do painel.

iOS 16 ganha nova tela de bloqueio com recursos personalizáveis (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

E não para por aí. Além de levar as notificações para porção inferior do display, a atualização traz um recurso conhecido como Live Activities, que leva um widget mais aprimorado à tela de bloqueio. Através dessa nova área, os usuários podem receber informações ou até usar funções de apps sem desbloquear o iPhone.

Na apresentação, a Apple apresentou o recurso em funcionamento com o Uber. Em vez de abrir o aplicativo para ver onde o motorista está, você pode acompanhar o seu progresso diretamente pela tela de bloqueio. O mesmo acontece com um jogo de basquete: o placar da partida aparece no display sem ter que fazer muitos comandos.

Live Activities oferece mais informações na tela de bloqueio do iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

iMessage ganha opção para editar mensagens enviadas

O modo Foco ganhou novidades. No Safari, por exemplo, será possível separar abas conforme o perfil selecionado. Quer ver apenas as mensagens dos seus colegas de trabalho? Sem problemas. O iMessage também vai filtrar as conversas a partir da opção habilitada para evitar distrações enquanto você está no escritório.

E por falar em iMessage, quem nunca enviou uma mensagem com um erro de digitação? Pois é, mas a Apple tem uma solução: com o iOS 16, os usuários poderão editar conteúdos já enviados. E não para por aí: a atualização ainda vai oferecer uma opção para desfazer o envio de mensagens, similar a outras plataformas.

O SharePlay também está chegando ao Mensagens.

iMessage ganha botão para editar mensagens enviadas (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

Quando o iOS 16 será liberado a todos?

O software vai ganhar a sua versão estável no segundo semestre de 2022, possivelmente junto ao lançamento do esperado iPhone 14. Caso o calendário permaneça o mesmo dos anos anteriores, a nova safra de celular da Apple tende a ser revelada em setembro. Mas os prazos ainda não foram confirmados pela fabricante.

Quais iPhones vão receber o iOS 16?

Segundo a Apple, a atualização será gratuita para “iPhone 8 e posteriores”. Isto significa que é preciso ter um iPhone 8 ou iPhone 8 Plus ou modelos mais recentes, como o iPhone 13 ou iPhone SE de terceira geração para instalar o iOS 16.

História em desenvolvimento…

iOS 16 é apresentado pela Apple na WWDC 2022; conheça as novidades


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *