Instagram lança recurso que pode ajudar a encontrar crianças desaparecidas

Instagram lança recurso que pode ajudar a encontrar crianças desaparecidas

O aplicativo do Instagram ganhou um novo recurso para ajudar a encontrar crianças desaparecidas. Em parceria com organizações dos Estados Unidos, Reino Unido, México e Austrália, a plataforma mostrará alertas AMBER para notificar os usuários de uma determinada região sobre desaparecimentos infantis, exibindo informações que podem ajudar as autoridades. A novidade deve chegar em 25 países em breve.

Como criar outra conta no Instagram com o mesmo e-mailComo ativar o feed cronológico no InstagramAlerta AMBER no Instagram (Imagem: Divulgação)

A nova ferramenta vai funcionar assim: sempre que um alerta AMBER for emitido pelas autoridades e você estiver na área de cobertura, ele aparecerá no seu feed. O banner incluirá algumas informações importantes sobre a criança, como foto, descrição, local do desaparecimento e outros detalhes que podem ajudar a encontrá-la.

Tocando no banner, além das informações a respeito da criança, o aplicativo ainda exibe um botão que mostra o telefone das autoridades designadas ao caso e o site da organização parceira. Para aumentar o alcance e atingir mais pessoas, o Instagram também entrega uma opção de compartilhamento.

Os alertas serão enviados com base em alguns detalhes, como a cidade listada em seu perfil, endereço IP e serviços de localização (caso estejam ativados). Além disso, eles são raros e específicos de uma determinada área. Portanto, se um deles aparecer em seu feed, significa que realmente há uma busca ativa por uma criança desaparecida.

Banner de um alerta AMBER no aplicativo do Instagram (Imagem: Divulgação)

Nas próximas semanas, a novidade estará disponível nos seguintes países: Argentina, Austrália, Bélgica, Bulgária, Canadá, Equador, Grécia, Guatemala, Irlanda, Jamaica, Coreia, Lituânia, Luxemburgo, Malásia, Malta, México, Holanda, Nova Zelândia, Romênia, África do Sul, Taiwan, Ucrânia, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.

Não há previsão de lançamento no Brasil, mas a plataforma vem trabalhando para levar o recurso para mais regiões no futuro. Vamos aguardar.

Alerta AMBER já existe no Facebook

A emissão de um alerta AMBER em redes sociais não é uma coisa nova. Na verdade, esse recurso está disponível no Facebook desde 2015. Segundo a empresa, os alertas já ajudaram em centenas de casos de desaparecimento infantil nos Estados Unidos e em outros países.

Em 2020, por exemplo, um casal americano ajudou a resgatar Charlotte Moccia, de 11 anos, após visualizar um alerta AMBER no Facebook. Ou seja, essa ferramenta tem um papel importante no resgate de crianças desaparecidas.

Com informações: Meta.

Instagram lança recurso que pode ajudar a encontrar crianças desaparecidas


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.