Zoom lança Jumpstart, ferramenta para criar aplicativos de videoconferência


Nesta segunda-feira (30), o Zoom Video Communications anunciou uma nova ferramenta para a criação de aplicativos de videoconferência. Voltado para desenvolvedores, o Jumpstart nasceu com a proposta de “estimular a inovação” entre profissionais do setor. Além disso, o projeto visa facilitar e agilizar o processo de desenvolvimento de apps para um mercado que cresce muito rapidamente.

Como mudar a câmera e microfone do Zoom MeetingsQual é o limite de usuários simultâneos dos apps de videoconferência?Jumpstart é nova ferramenta de desenvolvimento de apps do Zoom (Imagem: Divulgação/ Zoom Video Communication)

Em comunicado, o Zoom afirmou que o Jumpstart é sua nova solução, ainda que em fase beta, para desenvolvedores de aplicativos na Zoom Developer Platform. Segundo a empresa, a ferramenta de criação de apps de vídeo surge par acompanhar a crescente demanda por aplicativos do tipo.

“As equipes de desenvolvimento de aplicativos são cada vez mais pressionadas a entregar mais rapidamente, muitas vezes com recursos limitados e enquanto ainda precisam adquirir novas tecnologias”, disse KellyAnn Fitzpatrick, analista sênior da empresa de análise de mercado RedMonk, em comunicado.

“Para resolver esses problemas, o Jumpstart visa ajudar os desenvolvedores a obter um MVP (Produto Minimamente Viável) mais rapidamente, além de fornecer um espaço para aprender e experimentar alguns SDKs (Kits de Desenvolvimento de software) do Zoom.”

KellyAnn Fitzpatrick, analista da RedMonk

Como funciona o Jumpstart?

A nova ferramenta de desenvolvimento do Zoom permite que o desenvolvedor insira alguns campos de configuração-chave e selecione recursos do SDK de vídeo e entradas de marca. Então, o programa vai gerar um código que trará a funcionalidade do kit de desenvolvimento da web para um app novo ou já existente.

Na prática, o Jumpstart permite importar funções do SDK oferecido para aplicativos de vídeo e sites novos ou já existentes. Ele também auxilia na criação de um novo app baseado nos recursos do Zoom e a experimentar novas ferramentas de desenvolvimento sem necessariamente alterar seu aplicativo.

“O Jumpstart é especialmente útil para quem tiver um orçamento limitado ou uma equipe de TI interna. A partir de agora todos podem economizar tempo e recursos, o que libera o staff para resolver outros problemas mais críticos.”

Zoom Video Communications em comunicado

A nova ferramenta do Zoom também traz suporte para criar apps mais rapidamente e a custos mais baixos. Assim, o desenvolvedor consegue concluir um aplicativo de vídeo em apenas alguns minutos, segundo a empresa. Além disso, é possível construir uma plataforma de “baixo código”, reduzindo o tempo de desenvolvimento e, consequentemente, os custos.

Acessar o Jumpstart é gratuito. Basta entrar no site do projeto e o usuário já poderá criar a personalizar seu código com uma grande variedade de recursos e opções de customização.

Com informações: Zoom Video Communications

Zoom lança Jumpstart, ferramenta para criar aplicativos de videoconferência


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *