TSE atualiza app e-Título para mostrar notificações sobre as eleições 2022

TSE atualiza app e-Título para mostrar notificações sobre as eleições 2022

O e-Título é uma mão na hora. O aplicativo pode substituir o título de eleitor impresso e permite que você consulte a situação do documento junto à Justiça Eleitoral, por exemplo. Recentemente, a ferramenta ganhou mais uma função: fornecer aos usuários informações importantes sobre as eleições de outubro (2022).

Como justificar o voto pela internetComo usar o e-Título [título de eleitor digital]Aplicativo e-Título (imagem: Victor Hugo Silva/Tecnoblog)

Para quem já utiliza o e-Título, tudo o que é necessário fazer é atualizar o aplicativo. As novidades trazidas pela nova versão incluem notificações com alertas e informações úteis ao eleitor.

As notificações podem avisar, por exemplo, sobre inverdades relacionadas às urnas eletrônicas ou a respeito do próprio processo eleitoral. Faz sentido. À medida que a data das eleições se aproxima, a divulgação de fake news ou de informações imprecisas sobre o assunto tende a se intensificar.

É claro que, para esse recurso funcionar, é necessário habilitar o envio de notificações do app no celular.

Apesar de simples, essa medida está alinhada com a parceria que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fechou com o Telegram para combater notícias falsas nestas eleições. Um acordo parecido já havia sido estabelecido com o WhatsApp e o Instagram.

Mas as notificações não são a única mudança. A nova versão do app (2.4.1) também traz recursos de acessibilidade para pessoas com determinados tipos de limitação visual.

O que você pode fazer com o e-Título

Além de funcionar como uma versão digital do título de eleitor, o e-Título informa o seu local de votação e emite a certidão que comprova que você está em dia com as obrigações eleitorais, por exemplo.

Por ali, também é possível justificar a ausência em caso de não comparecimento a uma votação ou, se você preferir fazer isso presencialmente, consultar os endereços disponíveis para esse fim.

Além disso, o e-Título pode emitir guias de pagamento para débitos eleitorais, bem como permitir que o eleitor se candidate a mesário voluntário.

Vale destacar que o e-Título está disponível para Android e iOS.

Eleições 2022

Urnas eletrônicas (imagem: divulgação/TSE)

O primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para 2 de outubro. Na data, os brasileiros votarão para presidente, governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Em 30 de outubro ocorre o segundo turno das eleições nos estados em que a votação para governador não tiver sido definida no primeiro turno. O mesmo vale para a eleição presidencial.

Com informações: Agência Brasil.

TSE atualiza app e-Título para mostrar notificações sobre as eleições 2022


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.